domingo, 20 de setembro de 2009

PSICOLOGIA - QUESTÃO COMENTADA

Olá, iniciaremos uma série de questões comentadas.
A idéia é expor um gande número de questões ajudando o candidato a se familiarizar com o nível de prova das principais bancas, assim como esclarecer eventuais dúvidas com relação aos assuntos pedidos nas questões.

É um prazer tê-los conosco!

Em breve teremos simulados das provas específicas para psicólogos. Aguardem!

QUESTÃO:

(FUNRIO/2007) A prevenção em Psicologia dar-se-á em três níveis (Sanford, 1965), são eles:


a) melhor qualidade de vida; exames rotineiros; acompanhamento

b) primária; secundária; terciária

c) prevenção; acompanhamento; tratamento

d) social; emocional; educacional

e) avaliação; prevenção; tratamento



Comentário:

Quanto ao aspecto preventivo da atuação do psicólogo nas instituições de saúde, Sanford (1965) aponta três níveis em que ela se dá:

Primária – através da prevenção de doenças psíquicas, intervindo, por exemplo, em grupos especialmente vulneráveis, como idosos, adolescentes, pessoas em situação de risco; ações dirigidas a grupos amplos, tomadas antes de determinada doença se estabelecer. Possui caráter educativo maior que nos outros níveis de prevenção. Procura evitar que grupos de pessoas tornem-se doentes. Por exemplo, prevenção da obesidade.

Secundária – prevenir que uma doença existente torne-se aguda ou prolongada do ponto de vista psíquico, como por exemplo, crianças com malformações congênitas, pessoas portadores do vírus HIV; o objetivo é a identificação de fatores de risco e também busca evitar que o problema se torne crônico e incapacitante. É realizada através de diagnóstico e intervenção precoce. Exemplo: Mobilização contra o uso do cigarro.

Terciária – prevenir as conseqüências da doença. Tem por objetivo reabilitar, ou minimizar, os efeitos de uma doença já instalada. Busca evitar, ou reduzir, a invalidez total ou parcial. Exemplo: reabilitação de paciente pós-cirurgia de revascularização do miocárdio. O psicólogo hospitalar atua na maioria das vezes em prevenção terciária, embora ações em nível secundário estejam presentes em algumas instituições. É importante que o psicólogo direcione ações que visem também à prevenção primária, que beneficiem um número maior de pessoas, envolvendo a comunidade quando possível.


Resposta: Opção B

Comentário do livro: Psicologia - Mais de 500 questões comentadas (3ª edição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.