sexta-feira, 20 de abril de 2012

Simuladinho (2)

Mais um teste, dessa vez questões sobre o código de ética! Gabarito amanhã!

1. (MPE/RO – 2012) Conforme o Artigo 20 do Código de Ética, o Psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, deverá informar:
a) seu nome completo, o CRP, e seu endereço profissional.
b) o CRP, seu número de registro, e seu endereço profissional.
c) seu nome completo, o CRP e seu número de registro.
d) o CRP, sua maior titulação e seu endereço profissional.
e) seu nome completo, o CRP e sua maior titulação.

2. (Metrô/SP - 2012) O Art. 21 do Código de Ética Profissional do Psicólogo indica que as transgressões dos preceitos do referido Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: advertência, multa, censura pública, cassação do exercício profissional e suspensão do exercício profissional, podendo esta última penalidade ocorrer pelo período de até
a) 1 ano.
b) 2 anos.
c) 3 meses.
d) 60 (sessenta) dias.
e) 30 (trinta) dias.

3. (TRE/CE – 2012) O art. 4º do Código de Ética Profissional do Psicólogo informa que, ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo: levará em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário; estipulará o valor de acordo com as características da atividade e o comunicará ao usuário ou beneficiário antes do início do trabalho a ser realizado e assegurará a qualidade dos serviços oferecidos
a) respeitando os valores aplicados pelo mercado de saúde.
b) por meio do valor acordado.
c) respeitando as tabelas de valores indicadas pelo Conselho Regional de Psicologia do qual faz parte.
d) respeitando a média dos valores estabelecidos pelas tabelas de valores indicadas pelo Conselho Regional de Psicologia do qual faz parte.
e) independentemente do valor acordado.

4. (TJ/PE – 2012) Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo, quando requisitado a depor em juízo,
a) não poderá prestar informações dado que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional (Art. 9º).
b) poderá prestar informações, considerando o previsto no Código de Ética Profissional do Psicólogo (Art. 11).
c) não poderá prestar informações, dado que o psicólogo deve garantir a proteção integral do atendido (Art. 8º parágrafo 2º).
d) poderá prestar somente informações se forem sobre indivíduo(s) maior(es) de 18 anos, com antecedente infracional (Art. 10, parágrafo único).
e) não poderá prestar informações no caso de atendimento a crianças e adolescentes, dado que para fazê-lo, dependeria da autorização dos pais do(s) menor(es) por escrito (Art. 13).

5. (DEGASE/RJ – 2012) No atendimento à criança e ao adolescente, de acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, é correto afirmar que:
a) os responsáveis devem ser comunicados sobre o estritamente essencial para a promoção de medidas em benefício do atendido.
b) a criança ou o adolescente não precisam ser informados sobre os meios de registro e observação da prática psicológica.
c) o atendimento regular de criança, adolescente ou interdito não poderá ser efetuado, no caso de não se apresentar um responsável legal.
d) o psicólogo não é o responsável pelos encaminhamentos necessários para garantir a proteção integral do atendido.
e) no atendimento à criança ou adolescente, o psicólogo compartilhará as informações necessárias para qualificar o serviço prestado, resguardando apenas a confidencialidade.