segunda-feira, 30 de novembro de 2009
PSICOLOGIA - PETROBRAS/2008
Conteúdo programático para psicólogo no concurso para Petrobrás (2008)
1. Sentido do trabalho nas organizações.
2. Trabalho, subjetividade e saúde mental.
3. Condições, organização e carga de trabalho.
4. Aspectos psicológicos em prevenção e tratamento do stress.
5. Aspectos psicológicos de segurança no trabalho.
6. Modelos mentais e percepção.
7. Valores, atitudes e satisfação com o trabalho.
8. Motivação no trabalho.
9. Grupos e equipes de trabalho nas organizações.
10. Liderança.
11. Poder nas organizações.
12. Clima e cultura organizacional.
13. Papel do psicólogo organizacional e suas implicações éticas.
14. Análise e desenvolvimento organizacional.
15. Intervenção nas organizações.
16. Recrutamento, seleção e desligamento de pessoal.
17. Organizações que aprendem e aprendizagem corporativa.
18. Treinamento e desenvolvimento de pessoal.
19. Avaliação psicológica.
PSICOLOGIA - PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA MATA/MG
Técnico de Nível Superior “A” - Psicólogo
PROGRAMA:
01. Ética Profissional: campo de atuação, atribuição e responsabilidades do psicólogo.
02. História da Psicologia: principais correntes, influências, contribuições e teóricos.
03. Psicologia do desenvolvimento: desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social nas fases pré-natal, infância e adolescência. Psicomotricidade. Psicologia genética.
04. Teorias da personalidade: principais correntes teóricas e técnicas. Psicodiagnóstico.
05. Aconselhamento e orientação.
06. Psicopatologia: transtornos da consciência, emoção, comportamento motor, pensamento, fala, percepção, memória e inteligência.
07. Psicologia do excepcional: retardo mental, superdotação, transtornos do comportamento, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiências múltiplas.
08. Testes psicológicos: classificação, testes de personalidade, inteligência, aptidão, interesses, psicomotricidade. Aplicação.
09. Psicologia escolar: principais teóricos e suas contribuições. Escola e educação. Psicopedagogia.
10. Teorias da Administração: Teorias e escolas da Administração, Estrutura Organizacional, Tendências atuais na gestão empresarial.
11. Análise da organização: Poder, Cultura organizacional, Comunicação.
12. Psicologia organizacional: Teorias psicológicas aplicadas à organização, O indivíduo nas organizações, Motivação, Liderança.
13. Psicologia Social: Teorias e técnicas grupais, Funcionamento e fases do grupo, Papéis, Comunicação, Conflito.
14. Administração de Recursos Humanos: Políticas e objetivos, Responsabilidades.
15. Recrutamento e seleção de pessoal: Processo, Técnicas de seleção, Entrevista.
16. Descrição e análise de cargos: Desenhos de cargos, Métodos e Fases.
17. Avaliação de desempenho: Métodos.
18. Administração de salários: Avaliação e classificação de cargos, Pesquisa salarial, Políticas salarial, Planos de benefícios.
19. Treinamento e desenvolvimento de RH: Treinamento e desenvolvimento de pessoal, Desenvolvimento organizacional.
20. Higiene e Segurança do trabalho: PCMSO, PPRA.
21. Auditoria de RH
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
ADRADOS, Isabel. Teoria e prática do teste de Rorscharch. Petrópolis: Vozes, 5ed.1978.
ANASTASI, Anne. Testes psicológicos. São Paulo: Epu.1975.
COLL, César, PALÁCIOS, Jesus e MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.1995.
HALL, C.S. e LINDZEY, G. Teorias da personalidade. São Paulo: Epu.
HILGARD, Ernest e ATKINSON, Richard. Introdução à psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
KAPLAN, Harold. Compêndio de Psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 7ed. 1997.
KIRK, Samuel e GALLAGHER, Jamesy. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LAPLANCHE,J. e PONTALIS. Vocábulo de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MARTINS, Dinah S. Campos. O teste do desenho – como instrumento de diagnóstico de personalidade. Petrópolis: Vozes, 17ed. 1997.
MEUR, A. e STAES L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo: Manole.
NOVAES, Maria H. Psicologia Escolar. Petrópolis: Vozes.1978.
NOVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 2ed. 1995.
RAPPAPORT, C. Teorias do desenvolvimento. São Paulo: Epu. 1981.
SCHULTZ, Duane. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 5ed. 1998.
WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira. 1992.
Código de Ética Profissional dos Psicólogos 2000 – CFP.
AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira. Psicologia aplicada à administração: uma introdução à psicologia organizacional. São Paulo: Atlas.1991.
BUENO, J.H. Manual do selecionador de pessoal. Rio de Janeiro: LCT. 1985.
CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização. São Paulo: Atlas. 1996.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3 ed. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1983.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos – edição compacta. 5 ed. São Paulo: Atlas. 1998.
FLEURY, MT et al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1996.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Novos rumos da administração. Petrópolis: Vozes. 1999.
MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. 4 ed. São Paulo: Atlas. 1997.
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas. 1995.
PAGÉS, M. et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas. 1987.
PAGÉS, M. A vida afetiva dos grupos: esboços de uma teoria da relação humana. Petrópolis: Vozes. 1982.
THOMPSON, James. Dinâmica organizacional: fundamentos sociológicos da teoria administrativa. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1976.
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas. 1999.
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