segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PSICOLOGIA - PETROBRAS/2008

Conteúdo programático para psicólogo no concurso para Petrobrás (2008) 1. Sentido do trabalho nas organizações. 2. Trabalho, subjetividade e saúde mental. 3. Condições, organização e carga de trabalho. 4. Aspectos psicológicos em prevenção e tratamento do stress. 5. Aspectos psicológicos de segurança no trabalho. 6. Modelos mentais e percepção. 7. Valores, atitudes e satisfação com o trabalho. 8. Motivação no trabalho. 9. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. 10. Liderança. 11. Poder nas organizações. 12. Clima e cultura organizacional. 13. Papel do psicólogo organizacional e suas implicações éticas. 14. Análise e desenvolvimento organizacional. 15. Intervenção nas organizações. 16. Recrutamento, seleção e desligamento de pessoal. 17. Organizações que aprendem e aprendizagem corporativa. 18. Treinamento e desenvolvimento de pessoal. 19. Avaliação psicológica.

PSICOLOGIA - PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA MATA/MG

Técnico de Nível Superior “A” - Psicólogo PROGRAMA: 01. Ética Profissional: campo de atuação, atribuição e responsabilidades do psicólogo. 02. História da Psicologia: principais correntes, influências, contribuições e teóricos. 03. Psicologia do desenvolvimento: desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social nas fases pré-natal, infância e adolescência. Psicomotricidade. Psicologia genética. 04. Teorias da personalidade: principais correntes teóricas e técnicas. Psicodiagnóstico. 05. Aconselhamento e orientação. 06. Psicopatologia: transtornos da consciência, emoção, comportamento motor, pensamento, fala, percepção, memória e inteligência. 07. Psicologia do excepcional: retardo mental, superdotação, transtornos do comportamento, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiências múltiplas. 08. Testes psicológicos: classificação, testes de personalidade, inteligência, aptidão, interesses, psicomotricidade. Aplicação. 09. Psicologia escolar: principais teóricos e suas contribuições. Escola e educação. Psicopedagogia. 10. Teorias da Administração: Teorias e escolas da Administração, Estrutura Organizacional, Tendências atuais na gestão empresarial. 11. Análise da organização: Poder, Cultura organizacional, Comunicação. 12. Psicologia organizacional: Teorias psicológicas aplicadas à organização, O indivíduo nas organizações, Motivação, Liderança. 13. Psicologia Social: Teorias e técnicas grupais, Funcionamento e fases do grupo, Papéis, Comunicação, Conflito. 14. Administração de Recursos Humanos: Políticas e objetivos, Responsabilidades. 15. Recrutamento e seleção de pessoal: Processo, Técnicas de seleção, Entrevista. 16. Descrição e análise de cargos: Desenhos de cargos, Métodos e Fases. 17. Avaliação de desempenho: Métodos. 18. Administração de salários: Avaliação e classificação de cargos, Pesquisa salarial, Políticas salarial, Planos de benefícios. 19. Treinamento e desenvolvimento de RH: Treinamento e desenvolvimento de pessoal, Desenvolvimento organizacional. 20. Higiene e Segurança do trabalho: PCMSO, PPRA. 21. Auditoria de RH BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ADRADOS, Isabel. Teoria e prática do teste de Rorscharch. Petrópolis: Vozes, 5ed.1978. ANASTASI, Anne. Testes psicológicos. São Paulo: Epu.1975. COLL, César, PALÁCIOS, Jesus e MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.1995. HALL, C.S. e LINDZEY, G. Teorias da personalidade. São Paulo: Epu. HILGARD, Ernest e ATKINSON, Richard. Introdução à psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. KAPLAN, Harold. Compêndio de Psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 7ed. 1997. KIRK, Samuel e GALLAGHER, Jamesy. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1996. LAPLANCHE,J. e PONTALIS. Vocábulo de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1996. MARTINS, Dinah S. Campos. O teste do desenho – como instrumento de diagnóstico de personalidade. Petrópolis: Vozes, 17ed. 1997. MEUR, A. e STAES L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo: Manole. NOVAES, Maria H. Psicologia Escolar. Petrópolis: Vozes.1978. NOVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 2ed. 1995. RAPPAPORT, C. Teorias do desenvolvimento. São Paulo: Epu. 1981. SCHULTZ, Duane. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 5ed. 1998. WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira. 1992. Código de Ética Profissional dos Psicólogos 2000 – CFP. AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira. Psicologia aplicada à administração: uma introdução à psicologia organizacional. São Paulo: Atlas.1991. BUENO, J.H. Manual do selecionador de pessoal. Rio de Janeiro: LCT. 1985. CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização. São Paulo: Atlas. 1996. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3 ed. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1983. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos – edição compacta. 5 ed. São Paulo: Atlas. 1998. FLEURY, MT et al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1996. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Novos rumos da administração. Petrópolis: Vozes. 1999. MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. 4 ed. São Paulo: Atlas. 1997. MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas. 1995. PAGÉS, M. et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas. 1987. PAGÉS, M. A vida afetiva dos grupos: esboços de uma teoria da relação humana. Petrópolis: Vozes. 1982. THOMPSON, James. Dinâmica organizacional: fundamentos sociológicos da teoria administrativa. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1976. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas. 1999.