quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

RESULTADO DA ENQUETE

Perguntamos aos nossos amigos membros e visitantes, qual seria o método de estudo para concursos mais eficaz.
Cerca de 61% dos participantes entendem que o método mais eficaz de estudo conjuga o direcionamento dado pelo programa sugerido + a análise de provas de concursos anteriores + a prática de simulados.
29% entendem o método mais eficaz o estudo baseado apenas no programa sugerido.
8% entendem que basta estudar tendo como base as provas anteriores e
1% (na relaidade, 1 voto) considera um outro método como mais eficaz.

Nosso objetivo com esta enquete foi obter informações quanto aos métodos de preparo para as provas praticados por psicólogos em concursos, a fim de fazer duas simples observações:


1ª. Cada indivíduo tem seu próprio método de preparo. Não existe uma padronização, isto é, não existe método ideal para todos. Cada um tem sua própria "lei" de funcionamento, de memorização, de raciocínio, enfim, de aprendizado.

2ª. De modo geral, os candidatos que podem estudar com base no programa (seguindo, lendo e pesquisando sobre os temas pedidos), seguindo a bibliografia, quando está é sugerida; analisando as provas anteriores (se familiarizando com os formatos das questões, as diversas "pegadinhas", a filosofia da banca que prepara as provas); e praticando através da simulação de prova (a fim de se adaptar ao tempo, de "treinar" fazer provas diversas - múltipla escolha simples, múltipla escolha complexa, discursivas -, ter a possibilidade de, nesses simulados, esclarecerem questões ainda não totalmente compreendidas ou até a possibilidade de assimilar algo novo e/ou reforçar algo já aprendido)têm um preparo mais sólido e consequentemente um desempenho melhor nos concursos.

Como é sabido, o equilíbrio emocional também é um fator importante, ou até, determinante no bom desempenho. Por isso, não prepare apenas o "corpo", mas também o "espírito" para as "olimpíadas dos concursos".

Forte abraço!
Equipe Psicologia Concursos Questões