QUESTÃO:
(INCA/1995) “A droga mais freqüentemente usada na clínica geral é o próprio médico”. Esta afirmação é de:
a) Sigmund Freud
b) Michel Sapir
c) Isaac Luchina
d) Michael Balint
e) Felix Deutsch
Comentário:
"O remédio mais usado em Medicina é o próprio médico. O qual, como os demais medicamentos, precisa ser conhecido em sua posologia, reações colaterais e toxicidade." (Michael Balint - 1957).
Está é uma afirmação clássica do psicanalista inglês Michael Balint, que nos remete a idéia de relação da figura médica com a doença do paciente, onde fatores psíquicos têm papel importante ou determinante no contexto da doença.
Resposta: Opção D
Obs.: Comentário extraído do livro Psicologia (500 questãoes).
domingo, 20 de setembro de 2009
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - QUESTÃO COMENTADA
Questão de Psicologia Organizacional.
Constará no capítulo intitulado "Liderança" do Livro: Psicologia Organizacional - Questões Comentadas, que tem previsão de lançamento para o final de 2009.
(Marinha da Brasil/2009) Qual das opções abaixo é verdadeira com relação à abordagem de liderança transformacional, apresentada pelos autores do livro "Liderança e Motivação"?
a) É também conhecida como liderança transacional.
b) O líder, nesta abordagem, apela aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores.
c) Carisma e consideração individualizada são características do líder transformacional.
d) Refere-se a valores voltados para a mudança de comportamento do indivíduo, sem envolver uma mudança de consciência.
e) Recompensa contingente e carisma são características do líder transformacional.
Comentário:
A liderança transformacional refere-se a uma liderança voltada ao crescimento e desenvolvimento das pessoas e para mudança dos seus níveis de consciência. O foco dos líderes transformacionais está no processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas, a trabalhar de forma independente, a dedicar-se a alguma coisa (causa, produto ou idéia), a tornarem-se corajosas, honestas e confiáveis e a buscarem padrões de desempenho que vão além de seu próprio cargo.
Principais características dos líderes transformacionais, de acordo com o livro "Liderança e Motivação":
• carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança.
• inspiração: comunica expectativas elevadas, utiliza símbolos para concentrar esforços, expressa objetivos importantes de maneira simples.
• estímulo intelectual: promove a racionalidade, a inteligência e a solução cuidadosa de problemas.
• consideração individualizada: dedica atenção pessoal, trata cada funcionário individualmente, orienta tecnicamente, aconselha.
Resposta: Opção C.
Constará no capítulo intitulado "Liderança" do Livro: Psicologia Organizacional - Questões Comentadas, que tem previsão de lançamento para o final de 2009.
(Marinha da Brasil/2009) Qual das opções abaixo é verdadeira com relação à abordagem de liderança transformacional, apresentada pelos autores do livro "Liderança e Motivação"?
a) É também conhecida como liderança transacional.
b) O líder, nesta abordagem, apela aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores.
c) Carisma e consideração individualizada são características do líder transformacional.
d) Refere-se a valores voltados para a mudança de comportamento do indivíduo, sem envolver uma mudança de consciência.
e) Recompensa contingente e carisma são características do líder transformacional.
Comentário:
A liderança transformacional refere-se a uma liderança voltada ao crescimento e desenvolvimento das pessoas e para mudança dos seus níveis de consciência. O foco dos líderes transformacionais está no processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas, a trabalhar de forma independente, a dedicar-se a alguma coisa (causa, produto ou idéia), a tornarem-se corajosas, honestas e confiáveis e a buscarem padrões de desempenho que vão além de seu próprio cargo.
Principais características dos líderes transformacionais, de acordo com o livro "Liderança e Motivação":
• carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança.
• inspiração: comunica expectativas elevadas, utiliza símbolos para concentrar esforços, expressa objetivos importantes de maneira simples.
• estímulo intelectual: promove a racionalidade, a inteligência e a solução cuidadosa de problemas.
• consideração individualizada: dedica atenção pessoal, trata cada funcionário individualmente, orienta tecnicamente, aconselha.
Resposta: Opção C.
PSICOLOGIA - QUESTÃO COMENTADA
Olá, iniciaremos uma série de questões comentadas.
A idéia é expor um gande número de questões ajudando o candidato a se familiarizar com o nível de prova das principais bancas, assim como esclarecer eventuais dúvidas com relação aos assuntos pedidos nas questões.
É um prazer tê-los conosco!
Em breve teremos simulados das provas específicas para psicólogos. Aguardem!
QUESTÃO:
(FUNRIO/2007) A prevenção em Psicologia dar-se-á em três níveis (Sanford, 1965), são eles:
a) melhor qualidade de vida; exames rotineiros; acompanhamento
b) primária; secundária; terciária
c) prevenção; acompanhamento; tratamento
d) social; emocional; educacional
e) avaliação; prevenção; tratamento
Comentário:
Quanto ao aspecto preventivo da atuação do psicólogo nas instituições de saúde, Sanford (1965) aponta três níveis em que ela se dá:
Primária – através da prevenção de doenças psíquicas, intervindo, por exemplo, em grupos especialmente vulneráveis, como idosos, adolescentes, pessoas em situação de risco; ações dirigidas a grupos amplos, tomadas antes de determinada doença se estabelecer. Possui caráter educativo maior que nos outros níveis de prevenção. Procura evitar que grupos de pessoas tornem-se doentes. Por exemplo, prevenção da obesidade.
Secundária – prevenir que uma doença existente torne-se aguda ou prolongada do ponto de vista psíquico, como por exemplo, crianças com malformações congênitas, pessoas portadores do vírus HIV; o objetivo é a identificação de fatores de risco e também busca evitar que o problema se torne crônico e incapacitante. É realizada através de diagnóstico e intervenção precoce. Exemplo: Mobilização contra o uso do cigarro.
Terciária – prevenir as conseqüências da doença. Tem por objetivo reabilitar, ou minimizar, os efeitos de uma doença já instalada. Busca evitar, ou reduzir, a invalidez total ou parcial. Exemplo: reabilitação de paciente pós-cirurgia de revascularização do miocárdio. O psicólogo hospitalar atua na maioria das vezes em prevenção terciária, embora ações em nível secundário estejam presentes em algumas instituições. É importante que o psicólogo direcione ações que visem também à prevenção primária, que beneficiem um número maior de pessoas, envolvendo a comunidade quando possível.
Resposta: Opção B
Comentário do livro: Psicologia - Mais de 500 questões comentadas (3ª edição).
A idéia é expor um gande número de questões ajudando o candidato a se familiarizar com o nível de prova das principais bancas, assim como esclarecer eventuais dúvidas com relação aos assuntos pedidos nas questões.
É um prazer tê-los conosco!
Em breve teremos simulados das provas específicas para psicólogos. Aguardem!
QUESTÃO:
(FUNRIO/2007) A prevenção em Psicologia dar-se-á em três níveis (Sanford, 1965), são eles:
a) melhor qualidade de vida; exames rotineiros; acompanhamento
b) primária; secundária; terciária
c) prevenção; acompanhamento; tratamento
d) social; emocional; educacional
e) avaliação; prevenção; tratamento
Comentário:
Quanto ao aspecto preventivo da atuação do psicólogo nas instituições de saúde, Sanford (1965) aponta três níveis em que ela se dá:
Primária – através da prevenção de doenças psíquicas, intervindo, por exemplo, em grupos especialmente vulneráveis, como idosos, adolescentes, pessoas em situação de risco; ações dirigidas a grupos amplos, tomadas antes de determinada doença se estabelecer. Possui caráter educativo maior que nos outros níveis de prevenção. Procura evitar que grupos de pessoas tornem-se doentes. Por exemplo, prevenção da obesidade.
Secundária – prevenir que uma doença existente torne-se aguda ou prolongada do ponto de vista psíquico, como por exemplo, crianças com malformações congênitas, pessoas portadores do vírus HIV; o objetivo é a identificação de fatores de risco e também busca evitar que o problema se torne crônico e incapacitante. É realizada através de diagnóstico e intervenção precoce. Exemplo: Mobilização contra o uso do cigarro.
Terciária – prevenir as conseqüências da doença. Tem por objetivo reabilitar, ou minimizar, os efeitos de uma doença já instalada. Busca evitar, ou reduzir, a invalidez total ou parcial. Exemplo: reabilitação de paciente pós-cirurgia de revascularização do miocárdio. O psicólogo hospitalar atua na maioria das vezes em prevenção terciária, embora ações em nível secundário estejam presentes em algumas instituições. É importante que o psicólogo direcione ações que visem também à prevenção primária, que beneficiem um número maior de pessoas, envolvendo a comunidade quando possível.
Resposta: Opção B
Comentário do livro: Psicologia - Mais de 500 questões comentadas (3ª edição).
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