segunda-feira, 1 de março de 2010

QUESTÃO COMENTADA

De acordo com os conceitos de Bioética, Distanásia, Eutanásia e Ortotanásia, julgue as afirmações abaixo.
I A Bioética é o estudo das questões éticas relacionadas às pesquisas biológicas e suas aplicações.
II Distanásia, comumente chamada de morte com sofrimento, defende que devem ser utilizadas todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano.
III A Eutanásia ativa ou passiva é a prática, direita ou indireta, pela qual se abrevia a vida de um enfermo reconhecidamente incurável.
IV A Ortotanásia é a morte no seu tempo certo, sem abreviação ou prolongamento do processo de morrer, observados os devidos cuidados com o alívio das dores do paciente.
Indique a alternativa correta

e) Apenas I está correta
f) Apenas II está incorreta
g) Apenas as alternativas II e III estão corretas
h) Todas as alternativas estão corretas

Comentário:
Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão e normas morais – das ciências da vida e do cuidado da saúde. Considera, portanto, questões como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os trangênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.
Distanásia consiste na utilização de todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano, ainda que a cura não seja uma possibilidade e o sofrimento se torne demasiadamente penoso. À persistencia terapêutica de um paciente considerado irrecuperável é também conhecida como morte com sofrimento.
Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um indivíduo cujo estado de saúde é reconhecidamente incurável (normalmente associado a um imenso sofrimento físico e psíquico) de maneira controlada e assistida por um especialista.
A eutanásia pode ser classificada em ativa ou passiva.
De acordo com alguns autores, a eutania ativa consiste em administrar, com ou sem o consentimento do paciente, medicamentos que possam promover sua morte ou fornecendo ao paciente, com seu consentimento, meios para que ele se mate, todavia, outros autores distinguem este tipo de ação da eutanásia, ou seja, quando é o próprio doente que provoca sua morte, ainda que para isso disponha da ajuda de terceiros, trata-se simplesmente de "suicídio assistido”.
A etanásia passiva não provoca deliberadamente a morte, mas são cessadas as ações para prolongar a vida, seja pela diminuição ou suspensão do tratamento vigente, com ou sem o consentimento do enfermo.
Independentemente da forma de eutanásia praticada, seja ela legalizada ou não, é um assunto controverso discutida nos campos da bioética e biodireito.
Ortotanásia é o termo utilizado para definir a morte natural, sem interferência da ciência, deixando a evolução e percurso da doença, preservados os cuidados paliativos adequados aos pacientes nos momentos finais da vida.
Resposta: Opção D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.