domingo, 26 de fevereiro de 2012

Conteúdo programático Concurso do município de Belford Roxo / RJ

Histórico da Psicologia. Métodos da Psicologia. O Binômio Saúde/Doença: A Produção Social da Saúde. A Psicossomática nos dias atuais: origem, conceito; evolução/objetivos. A Psicossomática e a formação do Psicólogo. A relação profissional de saúde: usuários do sistema de saúde. A Psicologia nas Instituições de Saúde: Funções, papéis e atividades do Psicólogo. Objetivos e estratégias da prática psicológica. O Psicólogo e a equipe de saúde: A Importância da visão interdisciplinar. A personalidade. A sensação e a percepção. A Psicanálise. O Gestalt  – Terapia. O Behaviorismo. Os testes psicológicos. Etiologia das Deficiências Mentais. Desordens da Personalidade. Deficiências Mentais. Orientação de Pais. Conhecimentos em Psicomotricidade. Psicoterapia de grupo. Desenvolvimento infantil. Psicoterapia Breve. Orientação Familiar. O processo psicodiagnóstico e seus instrumentos de medidas psicológicas. As teorias psicopatológicas contemporâneas. O normal e psicopatológico: principais organizações psicopatológicas, desenvolvimento da personalidade e a sua relação com os fenômenos psicopatológicos. Distúrbios do desenvolvimento: diagnósticos e tratamento. Psicologia do comportamento organizacional: conceitos básicos  de dinâmica de grupo, a personalidade e os fenômenos grupais. Procedimentos de análise do trabalho na descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho dos cargos e funções. Acompanhamento e avaliação
de desempenho de pessoal. Dados preliminares sobre psicologia evolutiva. O psicólogo no preparo do paciente com vistas às cirurgias mutiladoras. O psicólogo no acompanhamento do paciente terminal.

Conteúdo Programático dos Concursos dos municípios de Macaé e Bom Jardim / RJ

PSICÓLOGO: A profissão  de  Psicólogo  e  as  suas  áreas  de  atuação.  Ética  e  bioética  na  prática  psicológica.  O  Código  de  Ética Profissional. Psicologia Social e Psicologia Comunitária. Representação Social. Saúde, gênero e violência. Família.  Desenvolvimento psicológico e Educação. Política educacional e a atuação do psicólogo escolar. Psicologia da saúde no contexto social e hospitalar. Os processos  organizacionais.  A  inserção  e  a  intervenção  do  psicólogo  nas  organizações  e no  trabalho.    Processos  organizacionais  e saúde. Cultura, saúde e desenvolvimento humano. Saúde mental.  Estresse e processos psicossomáticos. Elaboração e execução de
estratégias  de  prevenção,  promoção  e  intervenção  no  âmbito  da  psicologia.  O  processo  de luto.  Processos  Educacionais  e  Sociais. Resoluções CFP nº 001/99, 018/02, 007/03 e 010/05. 
 
BIBLIOGRAFIA:
ALENCAR, ES. de. Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. Ed. Cortez, São Paulo, 1992. 
ALMEIDA,  Â.  M.  O.  (Org.)  ; SANTOS,  M.  F.  S.  (Org.)  ;  Diniz,  G.R.S.  (Org.)  ;  TRINDADE,  Z.  A.  (Org.)  .  Violência,  exclusão  social  e desenvolvimento humano. Estudos em representações sociais. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. v. 1. 300 p.
ASSIS, Simone G.; Avanci, Joviana Q.; Santos, Nilton C.; Malaquias, Juaci V.; Oliveira, Raquel V. C. Violência e Representação Social na  adolescência  no  Brasil.   Revista  Panamericana  de  Salud  Pública,  2004,  vol.16,  n.  1,  ISSN  1020-4989.  Disponível  em   
CAMPOS, Regina H de Freitas.  Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: VOZES, 2005.
CFP. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em http://www.pol.org.br/legislacao/leg_codetica.cfm
ARAUJO,  M.  DALBELLO;  BUSNARDO,  E.  A.  ;  MARCHIORI,  F.  M.  ;  LIMA,  M.  F.  ;  ENDILICH,  T.  M.  .  Formas  de  produzir  saúde  no contexto  hospitalar:  uma  intervenção  em  psicologia.  Cadernos  de  psicologia  social  do  trabalho,  São  Paulo,  v.  5,  p.  37-51,  2002.,
Disponível em  
ESPINDULA,  D.  H.  P.  ;  AZEREDO,  A.  C.  ;  TRINDADE,  Z.  A.  ;  MENANDRO,  M.  C.  S.  ;  BERTOLLO,  M.  ;  ROLKE,  R.  .  Perigoso  e
carente:  representações  de  adolescentes  em  conflito  com  a  lei  em material  jornalístico.  Psic  (São  Paulo),  v.  7,  p.  11-20,  2006. disponível em
FRANÇA,  Ana  Cristina  Limongi;  RODRIGUES,  Avelino  Luiz.    Stress  e  trabalho:  uma  abordagem  psicossomática.  São  Paulo:  Atlas, 1999.
http://crepop.pol.org.br – Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 
KÜBLER ROSS, Elisabeth.  Sobre a morte e o morrer. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
MELO FILHO, Julio de; BURD, Mirian (orgs) Doença e família. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
Melo,  Zélia  Maria  de.  Conceito  da  Violência:  Uma  Reflexão  Nas  Relações  Familiares;    Anais  do VI  CONGRESSO BRASILEIRO  DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL. Disponível em http://www.unicap.br/pathos/vicongresso/anais/Co75.PDF 
MICHENER, H. Andrew; DELAMATER, Jhon D.; MYERS, Daniel J. Psicologia Social. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
NJAINE, K.; MINAYO, M. C. S. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n.13, p.119-34, 2003. disponível em  http://www.interface.org.br/revista13/artigo5.pdf 
NUNES  FILHO, Eustáchio Portela;  BUENO, João  Romildo;  NARDI, Antonio Egidio.  Psiquiatria e  Saúde  Mental:  Conceitos  Clínicos  e Terapêuticos Fundamentais. São Paulo: Editora Atheneu, 2005.
PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.
PATTO, Maria H. S. (2005) – A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo.
PENNINGTON, BFT. Diagnóstico dos Distúrbios de Aprendizagem. Ed. Pioneira, 1997.
PEREIRA, Willian César Castilho Pereira. Nas trilhas do trabalho comunitário e social:  teoria, método e prática. Belo Horizonte: Vozes: PUC Minas, 2001.
STRAUB, Richard O. Psicologia da Saúde.  Porto Alegre: ARTMED, 2005.
TAMAYO, Álvaro e cols. Cultura e Saúde nas organizações. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira/Thomson, 2002.
WITTER, GP; LOMÔNACO, JFB (orgs). Psicologia da Aprendizagem. Temas básicos em psicologia, São Paulo, EPU, 1987.
ZANELLI, José  Carlos;  BORGES-ANDRADE,  Jairo  Eduardo;  BASTOS,  Antonio  V.  Bittencourt.  (orgs)  Psicologia,  Organizações  e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
Resolução CFP nº 001/99;
Resolução CFP nº 018/02;
Resolução CFP nº 007/03;
Resolução CFP nº 010/05;
Resolução CFP nº 001/09