quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PSICOLOGIA - DNPM/2010

DNPM - DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL CARGO: ANALISTA ADMINISTRATIVO/GESTÃO DE PESSOAS Vagas: 02 vagas/DF Incrições de 18/01/2010 até 31/01/2010. Taxa de inscrição: R$65,00 Salário: R$3.058,46 acrescido de gratificação de produtividade de até R$ 1.785,00 Informações: www.movens.org.br Conteúdo programático - prova específica CARGO 5: ANALISTA ADMINISTRATIVO/GESTÃO DE PESSOAS 1. Ética Profissional: Código de Ética Profissional do Psicólogo. 1.1. Responsabilidade Social e suas implicações na gestão de pessoas. 1.2. Valores. 2. Teorias Organizacionais e de Administração. 2.1. Transformações no mundo do trabalho. 2.2. Análise e desenvolvimento organizacional. 2.3. Concepções de pessoas no mundo do trabalho. 2.4. Qualidade: principais teorias e metodologias. 2.5. A organização como campo de pesquisa e intervenção do psicólogo. 3. Psicologia Organizacional: teorias, processos e técnicas 3.1. Recrutamento e seleção de pessoal. 3.2. Técnicas de entrevista e de dinâmica de grupo. 3.3. Processos e estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoal. 3.4. Trabalho em grupo e equipe de trabalho. 3.5. Técnicas de coordenação e avaliação do processo grupal. 3.6. A importância do papel do gestor na gestão de pessoas; 3.7. Clima e Cultura Organizacional. 3.8. Teorias, processos e metodologias de aprendizagem; 3.9. Visão interdisciplinar para a compreensão do sujeito no trabalho. 3.10. Percepção social: subjetividade humana; 3.11. Motivação no trabalho: teorias e suas aplicações. 3.12. Saúde e segurança no trabalho: prevenção, reabilitação e promoção da saúde dos trabalhadores. 3.13. Processos psicopatológicos gerados na interação entre o homem e o trabalho. 3.14. Assédio moral e sexual nas organizações. 3.15. Qualidade de vida no trabalho - fundamentos, planejamento e desenvolvimento de programas. 3.16. Sistemas de remuneração. 3.17. Avaliação e planejamento de carreira. 3.18. O papel do gestor no desenvolvimento de carreira. 3.19. Gestão de desempenho: desenvolvimento, avaliação, feedback de desempenho e práticas de reconhecimento. 3.20. Gestão por competências: do mapeamento à avaliação. 3.21. Personalidade e comportamento humano nas organizações. 3.22. Comunicação interpessoal. 4. Administração de pessoas num contexto de mudanças organizacionais: processos e agentes de mudança. 4.1. Diagnóstico e administração de conflitos organizacionais. 4.2. Estratégias de prevenção e de solução de problemas humanos nas organizações. 5. Poder nas organizações. 5.1. Liderança: implicações no clima organizacional, no desenvolvimento de equipes e na obtenção de resultados organizacionais. 6. Planejamento estratégico e gestão de pessoas. 7. Conhecimentos sobre planejamento, implantação e execução de projetos em gestão de pessoas.