quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
PSICOLOGIA - DNPM/2010
DNPM - DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL
CARGO: ANALISTA ADMINISTRATIVO/GESTÃO DE PESSOAS
Vagas: 02 vagas/DF
Incrições de 18/01/2010 até 31/01/2010.
Taxa de inscrição: R$65,00
Salário: R$3.058,46 acrescido de gratificação de produtividade de até R$ 1.785,00
Informações: www.movens.org.br
Conteúdo programático - prova específica
CARGO 5: ANALISTA ADMINISTRATIVO/GESTÃO DE PESSOAS
1. Ética Profissional: Código de Ética Profissional do Psicólogo.
1.1. Responsabilidade Social e suas implicações na gestão de pessoas.
1.2. Valores.
2. Teorias Organizacionais e de Administração.
2.1. Transformações no mundo do trabalho.
2.2. Análise e desenvolvimento organizacional.
2.3. Concepções de pessoas no mundo do trabalho.
2.4. Qualidade: principais teorias e metodologias.
2.5. A organização como campo de pesquisa e intervenção do psicólogo.
3. Psicologia Organizacional: teorias, processos e técnicas
3.1. Recrutamento e seleção de pessoal.
3.2. Técnicas de entrevista e de dinâmica de grupo.
3.3. Processos e estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
3.4. Trabalho em grupo e equipe de trabalho.
3.5. Técnicas de coordenação e avaliação do processo grupal.
3.6. A importância do papel do gestor na gestão de pessoas;
3.7. Clima e Cultura Organizacional.
3.8. Teorias, processos e metodologias de aprendizagem;
3.9. Visão interdisciplinar para a compreensão do sujeito no trabalho.
3.10. Percepção social: subjetividade humana;
3.11. Motivação no trabalho: teorias e suas aplicações.
3.12. Saúde e segurança no trabalho: prevenção, reabilitação e promoção da saúde dos trabalhadores.
3.13. Processos psicopatológicos gerados na interação entre o homem e o trabalho. 3.14. Assédio moral e sexual nas organizações.
3.15. Qualidade de vida no trabalho - fundamentos, planejamento e desenvolvimento de programas.
3.16. Sistemas de remuneração.
3.17. Avaliação e planejamento de carreira.
3.18. O papel do gestor no desenvolvimento de carreira.
3.19. Gestão de desempenho: desenvolvimento, avaliação, feedback de desempenho e práticas de reconhecimento.
3.20. Gestão por competências: do mapeamento à avaliação.
3.21. Personalidade e comportamento humano nas organizações.
3.22. Comunicação interpessoal.
4. Administração de pessoas num contexto de mudanças organizacionais: processos e agentes de mudança.
4.1. Diagnóstico e administração de conflitos organizacionais.
4.2. Estratégias de prevenção e de solução de problemas humanos nas organizações.
5. Poder nas organizações.
5.1. Liderança: implicações no clima organizacional, no desenvolvimento de equipes e na obtenção de resultados organizacionais.
6. Planejamento estratégico e gestão de pessoas.
7. Conhecimentos sobre planejamento, implantação e execução de projetos em gestão de pessoas.
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