quarta-feira, 17 de março de 2010

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS/2010.

PREFEITURA DE SOROCABA/2010
As inter-relações familiares: orientação psicológica da família.
A criança no contexto familiar.
Noções de psicopatologia.
Mecanismo de defesa do ego-gratificação/privação.
O psicólogo e a criança vitimizada.
Psicologia do desenvolvimento.
O poder público, a criança e o adolescente.
Noções de proteção a criança e ao adolescente/ECA.
O papel do psicólogo na equipe inter e multidisciplinar. Relações inter e intragrupais.
Desenvolvimento de equipes.
Aconselhamento psicológico.
Abordagem sistêmica.
Aspectos psicológicos e o contexto familiar no cuidado do idoso.
Ajuste psicossocial à deficiência física.
Deficiência física e mental.
Psicoterapia Breve.
Grupo Operativo.
Teoria do Vínculo.

COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO/2010
1. Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações.
2. Análise e desenvolvimento organizacional.
3. Cultura organizacional: paradigmas, conceitos, elementos e dinâmica. 4. Poder nas organizações.
5. Clima organizacional: evolução conceitual, componentes e estratégias de gestão.
6. Suporte organizacional.
7. Comportamento humano no trabalho: motivação, satisfação e comprometimento.
8. Liderança nas organizações.
9. Processo de comunicação na organização.
10. Grupos nas organizações: abordagens, modelos de intervenção e dinâmica de grupo.
11. Equipes de trabalho e desempenho organizacional em diferentes organizações.
12. Condições e organização do trabalho: trabalho prescrito, ambiente físico, processos de trabalho e relações socioprofissionais.
13. Carga de trabalho e custo humano: atividade, tarefa e condições de trabalho.
14. Trabalho, subjetividade e saúde psíquica.
15. Segurança no trabalho e saúde ocupacional.
16. Fatores psicossociais da DORT e outros distúrbios relacionados ao trabalho.
17. Análise de tarefa e desenho do trabalho.
18. Recrutamento de pessoal.
19. Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. Preditores em seleção: entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, técnicas situacionais. Apresentação de resultados: laudos, relatórios, listas de classificação.
20. Desligamento.
21. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: levantamento de
necessidades, planejamento execução e avaliação.
22. Avaliação de desempenho.
23. Análise de cargos: objetivos e métodos.
24. Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais. Entrevista de acompanhamento. Realocação em outro posto de trabalho. Readaptação e reabilitação. Entrevista de saída.
25. Pesquisa e intervenção nas organizações: planejamento, instrumentos (escalas, questionários, documentos, entrevistas, observações), procedimentos e análise.
26. O indivíduo e o contexto organizacional: variáveis individuais, grupais e organizacionais.
27. Ergonomia.
28. Saúde no trabalho.
29. Gestão de comportamento nas organizações.
30. Testes psicológicos. Tipos de testes: testes de habilidades. Testes de
personalidade. Técnicas projetivas. Testes psicomotores.
31. Gestão por competências.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA/2010.
ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA - Área de Atuação: Recursos Humanos
I - Gestão de competência, avaliação de desempenho como instrumento de gestão, desenvolvimento de RH, clima organizacional e treinamento.
II - Administração de Recursos Humanos e Folha de Pagamento.
III – Administração de cargos e salários e benefícios.
IV – Legislação Trabalhista e Previdenciária: CLT, acordos e dissídios coletivos, negociação sindical, contribuição sindical, contrato individual de trabalho, remuneração, hora-extra, férias, FGTS, licenças, rescisão, aviso prévio.

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