I A PESSOA E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
1 Teorias psicodinâmicas do desenvolvimento da personalidade.
2 Psicopatologias: diagnóstico e evolução (depressão, TOC, transtorno bipolar, estresse pós-traumático, stress, TAG, síndrome do pânico; dependência química, entre outras).
3 Possibilidades de intervenção na área psicossocial: planos, programas, projetos e atividades de trabalho, psicoterapia breve, terapia de grupo.
4 Doenças sexualmente transmissíveis.
4.1 Atuação em programas de prevenção e tratamento.
5 As fontes de tensão: as emoções, as frustrações, a motivação, os conflitos.
6 Teorias da motivação.
7 Percepção, atitudes, valores e diferenças individuais.
8 Comunicação interpessoal.
9 O relacionamento interpessoal.
10 O comportamento social e o desenvolvimento de equipes – a Sociometria.
11 Teorias e técnicas de dinâmica de grupo.
12 Liderança: teorias.
14 A organização como sistema e o desenvolvimento organizacional: pressupostos básicos, processos, técnicas.
14 Qualidade de vida no trabalho.
15 Clima organizacional.
16 Cultura organizacional.
17 Métodos e técnicas de pesquisa organizacional.
II MODELOS E PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS.
1 Modelos de gestão de pessoas.
2 Gestão de pessoas por Competências. Conceito e tipologia de competências. Identificação e priorização de competências. Mapeamento de perfis profissionais por competências. Avaliação de potencial e banco de talentos.
3 Recrutamento e seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. Seleção por competências.
4 Análise de cargo: objetivos e métodos.
5 Avaliação de perfil comportamental: teorias, métodos e técnicas.
6 Instrumentos psicológicos - testes projetivos, cognitivos, inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia: fundamentos, aplicação, correção, levantamento, análise, elaboração de laudos e tabelas.
7 Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Identificação das necessidades de treinamento por competência. O papel do T&D nos programas de gestão de competência. Recursos de ensino. Metodologias de ensino.
8 Avaliação e gestão de desempenho. Indicadores de desempenho. Avaliação de resultados.
III O PSICÓLOGO NAS ORGANIZAÇÕES.
1 Papel profissional, atribuições e competência técnica do psicólogo nas organizações.
2 A ética do psicólogo nas organizações.
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