sábado, 11 de dezembro de 2010

Questões comentadas

Olá amigos.

Os interessados em conquistar a aprovação nos concursos devem fazer um pouco mais que apenas ler a bibliografia; é preciso entender como as bancas elaboradoras de provas funcionam.

Estudar através das questões além de proporcionar familiarização com as provas, permite que você perceba que alguns assuntos são solicitados de forma muito semelhante (às vezes praticamente uma cópia fiel) em diversos concursos.

Por isso divulgamos e recomendamos materiais de estudos que tragam a teoria em forma de comentário das questões de prova. Assim, além de conhecer as questões, você tem a possibilidade de dialogar com ela e entender o porquê das opções indicadas nos gabaritos oficiais.

Indiscutivelmente estudar através de questões comentadas é mais produtivo, lúdico e instigador que leituras extensas e densas. Embora ler a bibliografia seja importante, aliás, muito importante, a fixação dos conteúdos se dá de forma mais proveitosa, no sentido responder a uma prova,sobretudo de múltipla escolha, quando estamos familiarizados com ela e compreendemos como os conteúdos são solicitados.

Observe essas duas questões e comentários de concursos distintos, extraídas do livro PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 400 QUESTÕES COM GABARITO COMENTADO, cujo conteúdo solicitado é o mesmo, e mais que isso, as questões são muito semelhantes.
Ah, detalhe, isso acontece muito e em todos os concursos de Psicologia.

Forte abraço e sucesso a todos!

QUESTOES COMENTADAS
(Casa da Moeda/2005) Um dos maiores desafios para as organizações tem sido lidar com os problemas de motivação de seus integrantes, principalmente dos que ganham salários baixos e têm poucas oportunidades de aumentar seus rendimentos, mesmo com as promoções. Segundo Robbins (2002), algumas experiências recentes apontam para resultados positivos alcançados por intermédio de estratégias que procuram investir nas demandas destes funcionários, tais como:


a) aumentar, gradativamente, as responsabilidades por outras atividades, consideradas de maior status.

b) adotar um programa de padronização visando à simplificação de todas as tarefas.

c) elevar a auto-estima, através de um programa de reconhecimento aos que forem considerados mais produtivos.

d) dar prioridade de matrícula nos cursos oferecidos aos que mais se destacarem no desempenho de seus diferentes papéis.

e) dar maior atenção aos interesses particulares dos indivíduos.



(CEFET/MT/2008) Que estratégias, formuladas a partir de experiências recentes sobre os problemas existentes nas organizações no que diz respeito à motivação de seus integrantes, principalmente os que ganham salários baixos e têm poucas oportunidades de aumentar seus rendimentos, mesmo com promoções Robbins (2002) aponta?

a) Substituir, gradativamente, as responsabilidades por outras atividades consideradas de maior status.

b) Adotar um programa de padronização, visando a simplificação de todas as tarefas.

c) Dar maior atenção aos interesses particulares dos indivíduos.

d) Elevar a auto-estima, através de programa de reconhecimento aos que forem considerados mais produtivos.

e) Dar prioridade de matrícula nos cursos oferecidos aos que mais se destacarem no desempenho de seus diferentes papéis.


Comentário comum às duas questões:

Um dos problemas mais desafiadores para as organizações é como motivar indivíduos que ganham salários muitos baixos e com poucas oportunidades de aumentar significativamente a sua remuneração, quer em seus empregos atuais, quer por meio de promoções. Essas posições são normalmente preenchidas com pessoas que têm ensino e habilidades limitadas e cujos níveis de remuneração são pouco superiores ao salário mínimo.


Segundo Robbins (2008), as abordagens tradicionais para motivar essas pessoas limitam-se a fornecer horários de trabalho mais flexíveis e preencher esses cargos com adolescentes e aposentados, cujas necessidades financeiras são relativamente baixas. Porém, essas ações trouxeram resultados pouco significativos. Algumas estratégias não tradicionais, como por exemplo a de Judy Wicks em seu White Dog Café – na Filadélifia, apresentaram resultados importantes. Wicks descobriu que dar maior atenção aos interesses particulares dos indivíduos reduziu drasticamente a rotatividade de seus funcionários. Para ajudar, por exemplo, a criar um ambiente mais aconchegante e familiar, Wicks programa uma noite por ano para os funcionários exporem sua arte, lerem suas poesias, explicarem seu trabalho voluntário e apresentarem seus novos bebês.

Gabarito oficial:
CASA DA MOEDA/2005 - Resposta correta: Opção E
CEFET/2008 - Resposta correta: Opção C

Fonte:
Castro, L. Psicologia Organizacional - 400 questões com gabarito comentado (capítulo 5 - Motivação). Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2010.



Sumário do livro:
Capítulo 1: Recrutamento de Pessoas
Capítulo 2: Seleção de Pessoas
Capítulo 3: Treinamento & Desenvolvimento
Capítulo 4: Avaliação de Desempenho
Capítulo 5: Motivação
Capítulo 6: Liderança
Capítulo 7: Saúde e Trabalho
Capítulo 8: Qualidade de vida no trabalho

Esses assuntos são os mais abordados em provas de psicólogos que exigem conhecimentos de Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas, Psicologia do Trabalho e Recursos Humanos.
Adquira o seu exemplar nas principais livrarias (locais ou virtuais).

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