quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Simuladinho"

Selecionamos 5 questoes de concursos recentes. Veja quantas vc acerta!

1 - (TER/CE - 2012) Freud comparava o inconsciente a um grande salão de entrada no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de má reputação, movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, um guarda atento protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para prevenir que elementos indesejáveis escapem do salão de entrada: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
A pequena sala de recepção é
a) a representação de um mecanismo de defesa consciente.
b) a consciência.
c) a pré-consciência.
d) o superego.
e) o ego.

2 - (Porto Alegre/RS - 2012) De acordo com o Código de Ética Profissional, assinalar a alternativa CORRETA:
a) Ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o Psicólogo não deve estipular o valor pelas características da atividade.
b) Quando a demanda extrapolar seu campo de atuação, é vedado ao Psicólogo encaminhar a outros profissionais ou outras entidades.
c) Em qualquer hipótese, é vedado ao Psicólogo intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.
d) Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o Psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis. No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes.

3 - (Rio das Ostras/RJ - 2012) Sem dúvida, Nise da Silveira representa um nome importante na mudança de paradigma do tratamento de doentes mentais no Brasil. A médica condenava métodos como lobotomia, insulinoterapia e eletrochoque. Criou alternativas difundidas e utilizadas como técnicas até os dias de hoje, como:
a) Pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais, que costumava chamar de co-terapeutas.
b) Psicanálise
c) Psicodrama
d) Terapia de grupo

4 - (Duas Estradas/PB – 2012) Sobre a Síndrome de Asperger, examine as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
A) Trata-se de um transtorno mal definido de validade nosológica incerta. Caracterizado por um período de desenvolvimento normal antes do início e por uma perda definitiva, no curso de poucos meses, de habilidades previamente adquiridas em pelo menos várias áreas do desenvolvimento;
B) Trata-se de um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo;
C) Trata-se de um transtorno mal definido de validade nosológica incerta, com um desenvolvimento inicial aparentemente normal ou quase normal é seguido por perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala;
D) Trata-se de uma categoria diagnóstica residual que deve ser usada para transtornos os quais se encaixam na descrição geral para transtornos invasivos do desenvolvimento, mas nos quais uma falta de informações adequadas ou achados contraditórios indicam que os critérios para qualquer dos outros transtornos não podem ser satisfeitos;
E) N.D.A.

5 - (Álvares Forence/SP – 2012) Segundo Freud o funcionamento psíquico é concebido mediante três pontos de vista:
a) Dinâmico, típico e superegóico.
b) Econômico, tópico e superegóico.
c) Econômico, tópico e dinâmico.
d) Econômico, dinâmico e superegóico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.