segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Profissão: Psicólogo(a)

Olá, boa noite!
Li esse texto da colega de profissão Ana Vanessa e achei muito pertinente e inspirador!
Repasso na íntegra pra vocês! 
Olá colegas psis,
Na semana do dia do psicólogo sempre nos deparamos com uma série de eventos que nos conduzem a refletir sobre a Psicologia enquanto ciência e profissão.
Nesses breves dias que circundam o dia 27 de agosto, assim como ocorre nos aniversários, vejo que muitos colegas se permitem refletir e se colocam em crise sobre suas escolhas profissionais.
Dentre as queixas principais vejo a baixa remuneração e a precarização dos vínculos de trabalho.
Nos momentos de crise econômica, infelizmente, a Psicologia acaba ficando em segundo plano, considerada por muitos como um luxo ... mas todos nós, profissionais, precisamos pagar nossas contas ...
Muitos psicólogos persistem em seus trabalhos, por amor ao ofício, mas sempre exaustos diante de tantas incertezas e falta de reconhecimento.
Sinceramente, sinto um grande alívio nesses tempos de crise financeira, pois, ser concursada, ainda que o salário não seja o mais justo, me assegura poder pagar as contas no final do mês.
Claro que discordo de muitas coisas na administração pública, fico revoltada com posturas indignas e com o descaso de muitos gestores, mas até isso é vantajoso no serviço público, pois, enquanto servidora concursada, posso questionar, posso fazer articulações em grupos e buscar mudanças.
Na iniciativa privada eu teria que aceitar ou pular do barco ...
Sou realmente uma entusiasta dos concursos públicos, não nego, pois sou feliz pela possibilidade de poder ajudar as pessoas, exercendo o ofício que escolhi. Ter a certeza de poder exercer a Psicologia com segurança financeira não tem preço.
Atualmente temos diversas possibilidades de atuar no serviço públicos nas mais variadas especialidades: saúde (mental, atenção básica, hospitalar); organizacional; educacional; jurídica; social; do trânsito; ensino universitário. Isso é excelente !!!
Todo o esforço e dedicação para ser aprovado em um concurso valem muito a pena e sou grata a cada uma das pessoas que me apoiaram para que eu conquistasse meu lugar ao sol.
Deixo cada um com sua própria reflexão, mas, se decidirem estudar para concurso, contem comigo.
Texto de Ana Vanessa de Medeiros Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.