segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
PSICOLOGIA - MINISTÉRIO DO ESPORTE
PROGRAMA
MINISTÉRIO DO ESPORTE - CONCURSO REALIZADO EM 2008
CESPE/UnB
PSICÓLOGO – ÁREA CLÍNICA:
1 Teorias da personalidade.
2 Psicopatologia.
3 Técnicas psicoterápicas.
4 Psicodiagnóstico.
5 Psicoterapia de problemas específicos.
6 O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
7 Ética profissional.
PSICÓLOGO – ÁREA ORGANIZACIONAL:
1 Organizações: estrutura, processos e dinâmica.
2 Teoria das organizações e concepções de trabalho.
3 Cultura e clima organizacional.
4 Motivação e satisfação no trabalho.
5 Poder, liderança e conflitos nas organizações.
6 Equipes de trabalho e grupos nas organizações.
7 Ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho.
8 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no contexto das organizações.
9 Conhecimento, aprendizagem e desempenho humano nas organizações.
10 Rotação de pessoal.
11 Absenteísmo.
12 Recrutamento de pessoal: fontes de recrutamento e meios de recrutamento.
13 Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. 14 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. 15 Análise de cargos: objetivos e métodos.
16 Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação.
17 Atribuições e ética do Psicólogo Organizacional e do Trabalho.
18 Ética profissional.
CESPE/UnB
INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA:
O Cespe/UnB não indica bibliografia para os concursos públicos que realiza. Os objetos de avaliação constam do edital de abertura. O Centro não dispõe de informações relativas ao material de estudo ou a referência bibliográfica.
IMPORTÂNCIA DO EDITAL:
O candidato que lê atentamente o edital terá vantagem em relação aos outros inscritos. Afinal, esse documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Pelo edital, é possível conhecer as formas de inscrição, os tipos de avaliações aplicadas, os critérios de classificação e o prazo para recursos.
CERTIDÃO DE APROVAÇÃO EM CONCURSO:
Para obter uma certidão de aprovação, é necessário que candidato entregue pessoalmente ou envie pelo correio um requerimento formal, devidamente assinado, juntamente com cópia do RG e CPF (frente e verso) ao Cespe/UnB, para a Central de Atendimento do Cespe/UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB, Brasília (DF), CEP: 70910-900. Também é necessário enviar os dados completos do requerente e do concurso, além de endereço para correspondência. Vale ressaltar que esse documento é emitido somente aos aprovados em todas as fases do concurso.
PROVA DE TÍTULOS - DOCUMENTOS:
Em cada concurso, os títulos exigidos são estabelecidos em edital. A interpretação desse edital, no que diz respeito aos títulos e aos documentos exigidos para sua comprovação, é de responsabilidade de cada candidato. Se, no entanto, a dúvida persistir, é recomendável que o candidato apresente os documentos que julgar válidos. Somente a banca de avaliação de títulos poderá, mediante a análise dos documentos, dar um parecer final quanto à validade dos mesmos.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
PSICOLOGIA - CORREIOS
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
Há vagas para todos os estados do país e para o Distrito Federal.
A remuneração para psicólogo é de R$ 3.108,37 mais benefícios.
As inscrições deverão ser feitas de 28/12/2009 a 15/01/2010.
As taxas de inscrições serão R$ 60,00.
Vários Editais:
http://concursos.correioweb.com.br/htmls/interna_concurso,id_concurso=9994/interna_concurso.shtml
PROGRAMA
Psicólogo
O Psicólogo na Organização: aspectos éticos, políticos e administrativos. Psicologia organizacional.
Organizações: tipos e estruturas; comportamento organizacional: clima, motivação, liderança; comunicação na organização.
Teorias da personalidade.
Recrutamento de pessoal: planejamento do recrutamento; levantamento de necessidades e mercado de trabalho; recrutamento interno: tipos e vantagens; recrutamento
externo: principais fontes.
Seleção de pessoal: conceituação de seleção; classificação e colocação de pessoal;
seleção de estágio único e de estágios múltiplos: pré - rejeição e pré-aceitação; Validade empírica: preditiva e concomitante; técnicas estatísticas para o estudo da validade; relação linear e relação curvilínea; preditores em seleção: entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, técnicas situacionais; combinação de preditores;
apresentação de resultados: laudos, relatórios, listas de classificação; critério para validação da seleção: medidas diretas e indiretas do comportamento ocupacional; análise de função e requisitos funcionais.
Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais: avaliação no período de experiência; entrevista de acompanhamento; recolocação em outro cargo; readaptação e reabilitação; entrevista de saída.
Avaliação de desempenho: objetivos e aplicações.
Treinamento e desenvolvimento de pessoal: papel e objetivos do treinamento; planejamento do treinamento; levantamento de necessidades; métodos e técnicas de
treinamento; avaliação dos resultados; Aprendizagem Organizacional.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
PSICOLOGIA - ESTADO/RJ
PSICOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA:
Teorias, escolas, movimentos.
Aprendizagem e memória.
Linguagem e pensamento.
Sensação e Percepção.
Motivação e Emoção.
Psicanálise.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
FREUD, Sigmund. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
_______________. (1910 [1909]) Cinco lições de psicanálise. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
_______________. (1930 [1929]) Mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
NASIO, Juan-David. Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
PENNA, Antonio Gomes. Introdução à aprendizagem e memória. Rio de Janeiro: Imago, 2001.
______________________. Introdução à psicologia da linguagem e do pensamento. Rio de Janeiro: Imago, 2003.
______________________. Introdução à psicologia do século XX. Rio de Janeiro: Imago, 2004.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WEITEN, Wayne. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
RESULTADO DA ENQUETE
O QUE MAIS O(A) ATRAI NO CONCURSO PÚBLICO?
82% das pessoas que votaram são atraídas inicialmente pela estabilidade.
14% atraídas pela remuneração
1% pelos benefícios e 1% pela aposentadoria.
Nos últimos anos, estabilidade no emprego tornou-se, na maioria dos casos, motivo de piada. Dificilmente, uma empresa consegue garantir ao colaborador que ele não será o próximo a ser demitido. Temendo o desemprego e buscando recuperar a estabilidade perdida na empresa privada, muitos profissionais optaram por um outro caminho. Tornar-se funcionário público. Chances de demissão? Nenhuma, a não ser por justa causa.
Aguns concursos oferecem ótimos salários. O último concurso para o BNDES ofereceu para psicólogo o salário de R$ 7.357,89 e TRT/SE (incrições abertas até dia 18/12/09) oferece a remuneração de R$ 6.611,39.
Obrigado pela participação na votação!
Abraços.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
PSICOLOGIA - PETROBRAS/2008
Conteúdo programático para psicólogo no concurso para Petrobrás (2008)
1. Sentido do trabalho nas organizações.
2. Trabalho, subjetividade e saúde mental.
3. Condições, organização e carga de trabalho.
4. Aspectos psicológicos em prevenção e tratamento do stress.
5. Aspectos psicológicos de segurança no trabalho.
6. Modelos mentais e percepção.
7. Valores, atitudes e satisfação com o trabalho.
8. Motivação no trabalho.
9. Grupos e equipes de trabalho nas organizações.
10. Liderança.
11. Poder nas organizações.
12. Clima e cultura organizacional.
13. Papel do psicólogo organizacional e suas implicações éticas.
14. Análise e desenvolvimento organizacional.
15. Intervenção nas organizações.
16. Recrutamento, seleção e desligamento de pessoal.
17. Organizações que aprendem e aprendizagem corporativa.
18. Treinamento e desenvolvimento de pessoal.
19. Avaliação psicológica.
PSICOLOGIA - PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA MATA/MG
Técnico de Nível Superior “A” - Psicólogo
PROGRAMA:
01. Ética Profissional: campo de atuação, atribuição e responsabilidades do psicólogo.
02. História da Psicologia: principais correntes, influências, contribuições e teóricos.
03. Psicologia do desenvolvimento: desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social nas fases pré-natal, infância e adolescência. Psicomotricidade. Psicologia genética.
04. Teorias da personalidade: principais correntes teóricas e técnicas. Psicodiagnóstico.
05. Aconselhamento e orientação.
06. Psicopatologia: transtornos da consciência, emoção, comportamento motor, pensamento, fala, percepção, memória e inteligência.
07. Psicologia do excepcional: retardo mental, superdotação, transtornos do comportamento, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiências múltiplas.
08. Testes psicológicos: classificação, testes de personalidade, inteligência, aptidão, interesses, psicomotricidade. Aplicação.
09. Psicologia escolar: principais teóricos e suas contribuições. Escola e educação. Psicopedagogia.
10. Teorias da Administração: Teorias e escolas da Administração, Estrutura Organizacional, Tendências atuais na gestão empresarial.
11. Análise da organização: Poder, Cultura organizacional, Comunicação.
12. Psicologia organizacional: Teorias psicológicas aplicadas à organização, O indivíduo nas organizações, Motivação, Liderança.
13. Psicologia Social: Teorias e técnicas grupais, Funcionamento e fases do grupo, Papéis, Comunicação, Conflito.
14. Administração de Recursos Humanos: Políticas e objetivos, Responsabilidades.
15. Recrutamento e seleção de pessoal: Processo, Técnicas de seleção, Entrevista.
16. Descrição e análise de cargos: Desenhos de cargos, Métodos e Fases.
17. Avaliação de desempenho: Métodos.
18. Administração de salários: Avaliação e classificação de cargos, Pesquisa salarial, Políticas salarial, Planos de benefícios.
19. Treinamento e desenvolvimento de RH: Treinamento e desenvolvimento de pessoal, Desenvolvimento organizacional.
20. Higiene e Segurança do trabalho: PCMSO, PPRA.
21. Auditoria de RH
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
ADRADOS, Isabel. Teoria e prática do teste de Rorscharch. Petrópolis: Vozes, 5ed.1978.
ANASTASI, Anne. Testes psicológicos. São Paulo: Epu.1975.
COLL, César, PALÁCIOS, Jesus e MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.1995.
HALL, C.S. e LINDZEY, G. Teorias da personalidade. São Paulo: Epu.
HILGARD, Ernest e ATKINSON, Richard. Introdução à psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
KAPLAN, Harold. Compêndio de Psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 7ed. 1997.
KIRK, Samuel e GALLAGHER, Jamesy. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LAPLANCHE,J. e PONTALIS. Vocábulo de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MARTINS, Dinah S. Campos. O teste do desenho – como instrumento de diagnóstico de personalidade. Petrópolis: Vozes, 17ed. 1997.
MEUR, A. e STAES L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo: Manole.
NOVAES, Maria H. Psicologia Escolar. Petrópolis: Vozes.1978.
NOVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 2ed. 1995.
RAPPAPORT, C. Teorias do desenvolvimento. São Paulo: Epu. 1981.
SCHULTZ, Duane. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 5ed. 1998.
WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira. 1992.
Código de Ética Profissional dos Psicólogos 2000 – CFP.
AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira. Psicologia aplicada à administração: uma introdução à psicologia organizacional. São Paulo: Atlas.1991.
BUENO, J.H. Manual do selecionador de pessoal. Rio de Janeiro: LCT. 1985.
CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização. São Paulo: Atlas. 1996.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3 ed. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1983.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos – edição compacta. 5 ed. São Paulo: Atlas. 1998.
FLEURY, MT et al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1996.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Novos rumos da administração. Petrópolis: Vozes. 1999.
MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. 4 ed. São Paulo: Atlas. 1997.
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas. 1995.
PAGÉS, M. et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas. 1987.
PAGÉS, M. A vida afetiva dos grupos: esboços de uma teoria da relação humana. Petrópolis: Vozes. 1982.
THOMPSON, James. Dinâmica organizacional: fundamentos sociológicos da teoria administrativa. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1976.
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas. 1999.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
PSICOLOGIA - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE TATUÍ/SP
Código de Ética.
A Psicologia e a Saúde: o papel do psicólogo na equipe multiprofissional de saúde.
Saúde Mental: conceito de normalidade, produção de sintomas; Características dos estágios do desenvolvimento infantil; Psicopatologia: aspectos estruturais e dinâmicos das neuroses, psicoses e perversões.
Ações psicoterápicas de grupo; Grupos operacionais.
Níveis de assistência e sua integração.
Terapia Familiar e Sistêmica.
Sistema Único de Saúde: princípios básicos, limites e perspectivas.
Constituição Federal.
Lei 8.080 de 19/09/90.
Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB- SUS de 1996.
Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS – NOAS-SUS 01/02.
Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória.
sábado, 14 de novembro de 2009
PASSOU EM CONCURSO E NÃO FOI CHAMADO!!!
Um dos maiores temores de quem presta concurso público é passar e não ser chamado para a vaga. Mas uma nova decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garante a nomeação dos aprovados dentro do número de vagas estabelecido no edital e abre outro precedente: independente da validade do concurso ter expirado, os classificados têm direito líquido e certo à posse do cargo.
PSICOLOGIA - CONCURSO TRT 20ª REGIÃO
ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE PSICOLOGIA
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
SALÁRIO: R$6.611,39
PREVISÃO PARA PROVA: DIA 07/03/2010.
INSCRIÇÕES: As inscrições para o Concurso serão realizadas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, por meio do Formulário de Inscrição via Internet, no período de 9:00 horas do dia 16/11/2009 às 14:00 horas do dia 18/12/2009, observado o horário de Brasília.
ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
Realizar atividades relacionadas às áreas de psicologia organizacional e clínica; realizar atendimentos, diagnósticos e inspeções de saúde; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; emitir laudos e pareceres; conceder licenças para tratamento de saúde relacionadas à psicologia; homologar atestados de saúde relacionados à psicologia emitidos por profissionais externos ao quadro do Tribunal; atuar em programas de educação e prevenção de doenças; atuar em processos de seleção, acompanhamento, treinamento, análise ocupacional, avaliação de desempenho e desligamento de pessoal; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
PROGRAMA:
Psicologia Clínica – Ética profissional. Teorias da personalidade. Psicopatologia. Teorias e técnicas psicoterápicas. Psicodiagnóstico. Psicoterapia de problemas específicos (clínicos e funcionais). Psicoterapia breve: diagnóstico, técnicas e tratamentos. Tratamento de dependências químicas. Técnicas de entrevista. Anamnese. Uso de testes psicológicos. Testes de personalidade. Inventários, técnicas projetivas, técnicas gráficas. Testes psicomotores. Apresentação de resultados, laudos, relatórios. O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde. Qualidade de vida. Absenteísmo. Psicologia Organizacional – Organizações: estrutura, processos e dinâmica. Teoria das organizações e concepções de trabalho. Cultura e clima organizacional. Motivação e satisfação no trabalho. Comunicação. Poder e liderança. Conflitos nas organizações. Manejo da solução de conflitos. Mediação. Relacionamento interpessoal. Equipes de trabalho e grupos nas organizações. Equipes multidisciplinares. Integração de funcionários portadores de quaisquer necessidades especiais. Mudança organizacional. Conhecimento, aprendizagem e desempenho humano nas organizações. Gestão de pessoas (recrutamento e seleção na Administração Pública, identificação de talentos, domínio de competências, avaliação e gestão do desempenho). Gestão por competência. Coaching. Treinamento e desenvolvimento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. Atribuições e ética do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. Resoluções CFP/CRP.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
PSICÓLOGO - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Psicólogo
30 vagas
Inscrições de 02/11 até 17/11/09 no site http://www.cespe.unb.br/concursos/MSADMINISTRATIVO2009/
Taxa de inscrição: R$ 44,00
Remuneração: R$ 2.222,72
Programa da prova específica:
1 Relações humanas.
2 Trabalho em equipe interprofissional: relacionamento e competências.
3 laudos, pareceres e relatórios psicológicos, estudo de caso, informação e avaliação psicológica.
4 Teorias da personalidade.
5 Psicopatologia.
6 Teorias e técnicas psicoterápicas.
7 Psicodiagnóstico.
8 Diagnóstico diferencial.
9 Tratamento e prevenção da dependência química.
10 Técnicas de entrevista.
11 Psicoterapia de problemas específicos.
12 Psicologia da saúde: fundamentos e prática.
13 Programas em saúde mental: atuação em programas de prevenção e tratamento, intervenção em grupos vivenciais e informativos.
14 Ética profissional.
sábado, 31 de outubro de 2009
PSICÓLOGO - CASA DA MOEDA
Concurso Casa da Moeda
Analista de Nível Superior / RH (Psicologia, Pedagogia ou Administração)
Inscrição somente via Internet, de 22/10/2009 a 13/11/2009.
http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/cmb0109/cmb0109.html
Cadastro de reserva
Salário: R$ 2.006,05
Taxa de inscrição: 70,00
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
PSICOLOGIA - Concurso Rio Grande do Norte
Concurso - Município de Alexandria/RN
Psicólogo
Taxa de inscrição: R$ 55,00
Vencimentos: R$ 1.325,00
Inscrições até dia 06/11/09
Edital: http://www.multsai.com.br/doc/alexandria/edital_concurso.pdf
Psicólogo
Orientação vocacional: conceituação, finalidade e procedimentos; fatores envolvidos na escolha profissional: informação ocupacional, aptidões e interesses, grupo social; psicologia escolar: psicologia educacional no Brasil: uma perspectiva histórica; a contribuição da psicologia no contexto escolar: o enfoque psicanalítico, o desenvolvimento e a aprendizagem na concepção construtivista, o pensamento e a linguagem na perspectiva interacionista; psicologia da criança e do adolescente: teorias do desenvolvimento da personalidade: conceitos fundamentais da teoria de Freud e Piaget; fatores influenciadores na socialização: família, escola, meios de comunicação; psicossomática: conceitos fundamentais; doença e relações familiares; saúde e condição social; prática terapêutica: saúde mental e normalidade; atuação terapêutica e instituições de saúde; entrevista psicológica: fundamentos e dinâmicas; trans ferênci a e contratransferência; o trabalho com grupos: grupos operativos, grupos terapêuticos; psi coterapia breve: planejamento e técnicas, terapêutica breve em instituições, avaliação e resultados; psicodiagnóstico: estudo de caso (na escola, na prática clínica e na instituição); psicopatologia: elaboração de anamnes e, hipótese diagnóstica.
PSICOLOGIA - QUESTÕES COM GABARITO COMENTADO
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
PSICOLOGIA - CPR 7ª REGIÃO
Concurso Psicólogo Fiscal - CRP (setembro/outubro de 2009)
Programa da específica + Legislação:
Psicologia do trânsito.
Ética.
História da Psicologia.
Direitos Humanos e relação com psicologia: Luta antimanicomial e Sistema prisional.
Políticas Públicas: Saúde integral e Saúde mental. SUS.
Infância e Adolescência.
Estatuto da Criança e do Adolescente.
Educação inclusiva.
Psicólogo na escola.
Psicologia Social.
Psicologia do Trabalho.
Psicologia Clínica.
Legislação.
Avaliação Psicológica.
Bibliografia sugerida:
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil - Com as Emendas Constitucionais. (Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Art. 5° a 11. Da nacionalidade - Art. 12 e 13. Da Organização do Estado - Art. 29 a 41. Da Organização dos Poderes - Art. 59 a 83).
- Legislação Geral
- Código de Processamento Disciplinar
- Código de Ética - Resolução CFP nº 002/87 de 15 de agosto de 1987
- Lei N° 4119/62 - Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo.
- DECRETO 53.464/64 - Regulamenta a Lei n° 4.119 de 27 de agosto de 1962, que dispões sobre a Profissão de Psicólogo.
Resoluções:
- Resolução CFP N° 015/1996 - Institui e regulamenta a Concessão de Atestado Psicológico para tratamento de saúde por problemas psicológicos.
- Resolução CFP N° 010/1997 - Estabelece critérios para divulgação, publicidade e exercício profissional do psicólogo, associados a práticas que não estejam de acordo com os critérios científicos estabelecidos no campo da Psicologia.
- Resolução CFP N° 011/1997 - Dispõe sobre a realização de pesquisas com métodos e técnicas não reconhecidas pela Psicologia.
- Resolução CFP N° 012/1997 - Disciplina o Ensino de Métodos e Técnicas Psicológicas em cursos livres e de pós-graduação, por psicólogos e não psicólogos.
- Resolução CFP N° 001/1999 - Estabelece as normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual.
- Resolução CFP N° 003/2000 - Regulamenta o atendimento psicoterapêutico mediado por computador.
- Resolução CFP N° 009/2000 - Institui e regulamenta o Manual de Normas Técnicas para a Residência em Psicologia na área de saúde.
- Resolução CFP N° 010/2000 - Especifica e qualifica a Psicoterapia como prática do Psicólogo.
- Resolução CFP N° 011/2000 - Disciplina a oferta de produtos e serviços ao público.
- Resolução CFP N° 012/2000 - Institui o Manual para Avaliação Psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores.
- Resolução CFP N° 013/2000 - Aprova e regulamenta o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo.
- Resolução Nº 13 / 2007 - Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.
- Resolução CFP N° 003/2002 - Altera a Resolução CFP nº 02/2001 de 10 de março de 2001.
- Resolução CFP N° 015/2000 - Dispõe sobre a inscrição nos Conselhos Regionais de Psicologia de egressos de cursos seqüenciais a área de psicologia.
- Resolução CFP N° 016/2000 - Dispõe sobre a realização de pesquisa em Psicologia com seres humanos.
- Resolução CFP N° 005/2001 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da atualização de endereços de psicólogos junto aos Conselhos Regionais e pessoas jurídicas.
- Resolução CFP N° 007/2001 - Aprova o Manual para Credenciamento de Cursos com finalidade de Concessão do Título de Especialista e respectivo registro.
- Resolução CFP N° 001/2002 - Regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público.
- Resolução CFP N° 002/2002 - Institui e normatiza a inscrição dos Psicólogos estrangeiros e dá outras providências.
- Resolução CFP N° 005/2002 - Dispõe sobre a prática da acupuntura pelo psicólogo.
- Resolução CFP N° 016/2002 - Dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores.
- Resolução CFP N° 018/2002 - Estabelece normas de atuação para os Psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial.
- Resolução CFP N° 002/2003 - Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n 025/2001.
- Resolução CFP N° 03/2003 - Altera a Resolução CFP nº 018/2000, de 20 de dezembro de 2000.
- Resolução CFP N° 007/2003 - Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP º 17/2002.
- Resolução CFP N° 009/2003 - Altera a Resolução CFP nº 018/2000, de 20 de dezembro de 2000. - Resolução CFP N° 010/2003 - Altera a Resolução CFP Nº 003/2000.
- Resolução nº 1 / 2006 - Altera a Resolução CFP nº 019/2000, que institui o Manual Unificado de Orientação e Fiscalização - MUORF.
- Resolução Nº 3 / 2007 - Revoga as Resoluções 18/00, 04/01, 04/02, 03/03, 09/03 e 02/05 Institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
- Resolução CFP Nº 01 / 2009 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
- Profissão Psicólogo - Caderno de perguntas e Respostas - CRPRS - 2009
- Resoluções específicas e Resoluções de Avaliação Psicológica, incluindo o manual para a elaboração de documentos (atestados, laudos...). Resolução CFP 03/2003
- Ética - Código de Ética do Profissional do Psicólogo - Resolução CFP nº 010/05.
- GUARESCHI, Pedrinho. Ética Justiça e Direitos Humanos. "Psicologia, Ética e Direitos Humanos". São Paulo: Casa do Psicólogo, Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2000.
- FIGUEIREDO, Luis Cláudio. "Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos". São Paulo: EDUC. Petrópolis, Vozes, 1995.
- FOUCAULT, Michel. "Vigiar e punir". Rio de Janeiro: Graal, 1984.
- BARROS, Fernanda Ottoni de. Contando "‘causo'...: psicanálise e direito: a clínica em extensão". Belo Horizonte: Ed. Del Rey, 2ª ed.
- Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Lei nº 8080/90 - SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
- MACHADO, Adriana M. & SOUZA, Marilene P. R. de. "Psicologia escolar: em busca de novos rumos". São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
- "Adolescência e Psicologia: Concepções práticas e reflexões". Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2002.
- Programa "De volta para casa" - Ministério da Saúde.
- Relatório IV SEMINÁRIO NACIONAL PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: maio/2007 CFP
- REDUÇÃO DE DANOS PELO CONSUMO DE DROGAS - PROGRAMA NACIONAL DE DST E AIDS - site do Ministério da Saúde.
- CAMPOS, G. W. S. Análise crítica das contribuições da saúde coletiva à organização das práticas de saúde no
SUS. In: FLEURY, S. (Org.). "Saúde e democracia: a luta do CEBES". São Paulo: Lemos, 1997.
- LOBOSQUE, A. "Princípios para uma clínica antimanicomial e outros escritos". São Paulo: Hucitec, 1997.
- STREY, Marlene Neves et al. "Psicologia Social Contemporânea". Petrópolis: Vozes, 1998.
- JACQUES, Maria da Graça & CODO, Wanderley. "Saúde Mental e trabalho: leituras". Ed. Vozes. 2002.
- DEJOURS, Christophe. "A banalização da injustiça social". Rio da Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999.
- ROUDINESCO, Elisabeth. "Por que a psicanálise?" Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
- COSTA, Jurandir Freire. "Psicanálise e Contexto cultural: imaginário psicanalítico, grupos e psicoterapia". Rio de Janeiro: Campus, 1989.
- RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Direitos Humanos e intervenção Clínica, in "Psicologia, Ética e Direitos Humanos". São Paulo: Casa do Psicólogo, Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2000.
- CUNHA, Jurema Alcides; e Colaboradores. "Psicodiagnóstico - V". Porto Alegre:Artemed, 5ª edição - Caderno de Deliberações do VI Congresso Nacional da Psicologia - junho/2007 CFP
- Seminário Nacional: A Atuação dos Psicólogos junto aos Adolescentes Privados de Liberdade, dezembro/2006 - CFP
terça-feira, 29 de setembro de 2009
PSICOLOGIA: CONCURSO PM-RJ
Concurso Público para 1º Tenente PM do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - 2001.
Programa:
A atuação do profissional em Psicologia: dimensão histórica.
Perspectivas clínicas e institucionais da atuação do psicólogo na atualidade.
Psicologia e Instituições de Saúde.
Psicologia e Instituições Militares.
Psicologia e Instituições Jurídicas.
Psicologia, Ética e Direitos Humanos.
Saúde mental e relações Institucional: principais conceitos e dispositivos de intervenção.
O instrumental clínico de intervenção do psicólogo: entrevista, práticas de diagnóstico e práticas terapêuticas.
Psicopatologia e delito.
Perspectivas psicanalíticas acerca do delito.
Reforma psiquiátrica e práticas em saúde mental.
Perspectivas da Reforma Psiquiátrica quanto à assossiação entre patologia e crime.
Sugestões Bibliográficas
AMARANTE, P. (org.). Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz
BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos
BAREMBLITT, G. (org.). Grupos: Teoria e técnica. Rio de Janeiro: Graal
BEAUCHESNE, H. História da Psicopatologia. São Paulo: Martins Fontes
BERCHERIE, P. Os fundamentos da clínica. História e estrutura do saber psiquiátrico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
BLEGER, J. Temas em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes
COHEN, C. FERRAZ, F. C. e SEGRE, M. (org.). Saúde mental, crime e justiça. São Paulo: Edusp
COMISSÃO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - Psicologia, ética e direitos humanos. São Paulo: Casa do Psicólogo
FOUCAULT, M. O nascimento da medicina social; O nascimento do hospital; Sobre a prisão; O olho do poder. In FOUCAULT, M. Micofísica do poder. Rio de janeiro: Graal
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes
FREUD, S. A psicanálise e a determinação dos fatos nos processos jurídicos; A moral sexual civilizada e a doença nervosa moderna; Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico; Sobre a dinâmica da transferência; Conselhos ao médico sobre o tratamento psicanalítico; Sobre o início do tratamento; Recordar, repetir e elaborar; Luto e Melancolia; Psicologia de grupo e análise do ego; A perda da realidade na neurose e na psicose; O mal-estar na civilização. In FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago
LAPLANCHE, J. e PONTALIS, J. B. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins fontes
PERALVA, A. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra
ROTELLI, F. et al. Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec
SAIDÓN, O. e KAMKHAGI, V. R. (org.). A análise institucional no Brasil. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos
SAMPAIO, J. J. C e CARNEIRO, C. (org.). Saúde mental e trabalho: um estudo de caso de mulher policial. Em SILVA FILHO, J. F. e JARDIM, S. (org.). A danação do trabalho: organização do trabalho e sofrimento psíquico. Rio de Janeiro: Te Corá
SELIGMANN-SILVA, E. Desgaste mental no trabalho dominado. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. FRJ/Cortez
ZAFFARONI, E. R. "Crime organizado": uma categorização frustrada. Em Discursos Sediciosos. Crime, Direito e Sociedade. Revista do Instituto Carioca de Criminologia. Ano 1, nº 1, 1º semestre/1996.
domingo, 20 de setembro de 2009
PSICOLOGIA - QUESTÃO COMENTADA
QUESTÃO:
(INCA/1995) “A droga mais freqüentemente usada na clínica geral é o próprio médico”. Esta afirmação é de:
a) Sigmund Freud
b) Michel Sapir
c) Isaac Luchina
d) Michael Balint
e) Felix Deutsch
Comentário:
"O remédio mais usado em Medicina é o próprio médico. O qual, como os demais medicamentos, precisa ser conhecido em sua posologia, reações colaterais e toxicidade." (Michael Balint - 1957).
Está é uma afirmação clássica do psicanalista inglês Michael Balint, que nos remete a idéia de relação da figura médica com a doença do paciente, onde fatores psíquicos têm papel importante ou determinante no contexto da doença.
Resposta: Opção D
Obs.: Comentário extraído do livro Psicologia (500 questãoes).
(INCA/1995) “A droga mais freqüentemente usada na clínica geral é o próprio médico”. Esta afirmação é de:
a) Sigmund Freud
b) Michel Sapir
c) Isaac Luchina
d) Michael Balint
e) Felix Deutsch
Comentário:
"O remédio mais usado em Medicina é o próprio médico. O qual, como os demais medicamentos, precisa ser conhecido em sua posologia, reações colaterais e toxicidade." (Michael Balint - 1957).
Está é uma afirmação clássica do psicanalista inglês Michael Balint, que nos remete a idéia de relação da figura médica com a doença do paciente, onde fatores psíquicos têm papel importante ou determinante no contexto da doença.
Resposta: Opção D
Obs.: Comentário extraído do livro Psicologia (500 questãoes).
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - QUESTÃO COMENTADA
Questão de Psicologia Organizacional.
Constará no capítulo intitulado "Liderança" do Livro: Psicologia Organizacional - Questões Comentadas, que tem previsão de lançamento para o final de 2009.
(Marinha da Brasil/2009) Qual das opções abaixo é verdadeira com relação à abordagem de liderança transformacional, apresentada pelos autores do livro "Liderança e Motivação"?
a) É também conhecida como liderança transacional.
b) O líder, nesta abordagem, apela aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores.
c) Carisma e consideração individualizada são características do líder transformacional.
d) Refere-se a valores voltados para a mudança de comportamento do indivíduo, sem envolver uma mudança de consciência.
e) Recompensa contingente e carisma são características do líder transformacional.
Comentário:
A liderança transformacional refere-se a uma liderança voltada ao crescimento e desenvolvimento das pessoas e para mudança dos seus níveis de consciência. O foco dos líderes transformacionais está no processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas, a trabalhar de forma independente, a dedicar-se a alguma coisa (causa, produto ou idéia), a tornarem-se corajosas, honestas e confiáveis e a buscarem padrões de desempenho que vão além de seu próprio cargo.
Principais características dos líderes transformacionais, de acordo com o livro "Liderança e Motivação":
• carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança.
• inspiração: comunica expectativas elevadas, utiliza símbolos para concentrar esforços, expressa objetivos importantes de maneira simples.
• estímulo intelectual: promove a racionalidade, a inteligência e a solução cuidadosa de problemas.
• consideração individualizada: dedica atenção pessoal, trata cada funcionário individualmente, orienta tecnicamente, aconselha.
Resposta: Opção C.
Constará no capítulo intitulado "Liderança" do Livro: Psicologia Organizacional - Questões Comentadas, que tem previsão de lançamento para o final de 2009.
(Marinha da Brasil/2009) Qual das opções abaixo é verdadeira com relação à abordagem de liderança transformacional, apresentada pelos autores do livro "Liderança e Motivação"?
a) É também conhecida como liderança transacional.
b) O líder, nesta abordagem, apela aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores.
c) Carisma e consideração individualizada são características do líder transformacional.
d) Refere-se a valores voltados para a mudança de comportamento do indivíduo, sem envolver uma mudança de consciência.
e) Recompensa contingente e carisma são características do líder transformacional.
Comentário:
A liderança transformacional refere-se a uma liderança voltada ao crescimento e desenvolvimento das pessoas e para mudança dos seus níveis de consciência. O foco dos líderes transformacionais está no processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas, a trabalhar de forma independente, a dedicar-se a alguma coisa (causa, produto ou idéia), a tornarem-se corajosas, honestas e confiáveis e a buscarem padrões de desempenho que vão além de seu próprio cargo.
Principais características dos líderes transformacionais, de acordo com o livro "Liderança e Motivação":
• carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança.
• inspiração: comunica expectativas elevadas, utiliza símbolos para concentrar esforços, expressa objetivos importantes de maneira simples.
• estímulo intelectual: promove a racionalidade, a inteligência e a solução cuidadosa de problemas.
• consideração individualizada: dedica atenção pessoal, trata cada funcionário individualmente, orienta tecnicamente, aconselha.
Resposta: Opção C.
PSICOLOGIA - QUESTÃO COMENTADA
Olá, iniciaremos uma série de questões comentadas.
A idéia é expor um gande número de questões ajudando o candidato a se familiarizar com o nível de prova das principais bancas, assim como esclarecer eventuais dúvidas com relação aos assuntos pedidos nas questões.
É um prazer tê-los conosco!
Em breve teremos simulados das provas específicas para psicólogos. Aguardem!
QUESTÃO:
(FUNRIO/2007) A prevenção em Psicologia dar-se-á em três níveis (Sanford, 1965), são eles:
a) melhor qualidade de vida; exames rotineiros; acompanhamento
b) primária; secundária; terciária
c) prevenção; acompanhamento; tratamento
d) social; emocional; educacional
e) avaliação; prevenção; tratamento
Comentário:
Quanto ao aspecto preventivo da atuação do psicólogo nas instituições de saúde, Sanford (1965) aponta três níveis em que ela se dá:
Primária – através da prevenção de doenças psíquicas, intervindo, por exemplo, em grupos especialmente vulneráveis, como idosos, adolescentes, pessoas em situação de risco; ações dirigidas a grupos amplos, tomadas antes de determinada doença se estabelecer. Possui caráter educativo maior que nos outros níveis de prevenção. Procura evitar que grupos de pessoas tornem-se doentes. Por exemplo, prevenção da obesidade.
Secundária – prevenir que uma doença existente torne-se aguda ou prolongada do ponto de vista psíquico, como por exemplo, crianças com malformações congênitas, pessoas portadores do vírus HIV; o objetivo é a identificação de fatores de risco e também busca evitar que o problema se torne crônico e incapacitante. É realizada através de diagnóstico e intervenção precoce. Exemplo: Mobilização contra o uso do cigarro.
Terciária – prevenir as conseqüências da doença. Tem por objetivo reabilitar, ou minimizar, os efeitos de uma doença já instalada. Busca evitar, ou reduzir, a invalidez total ou parcial. Exemplo: reabilitação de paciente pós-cirurgia de revascularização do miocárdio. O psicólogo hospitalar atua na maioria das vezes em prevenção terciária, embora ações em nível secundário estejam presentes em algumas instituições. É importante que o psicólogo direcione ações que visem também à prevenção primária, que beneficiem um número maior de pessoas, envolvendo a comunidade quando possível.
Resposta: Opção B
Comentário do livro: Psicologia - Mais de 500 questões comentadas (3ª edição).
A idéia é expor um gande número de questões ajudando o candidato a se familiarizar com o nível de prova das principais bancas, assim como esclarecer eventuais dúvidas com relação aos assuntos pedidos nas questões.
É um prazer tê-los conosco!
Em breve teremos simulados das provas específicas para psicólogos. Aguardem!
QUESTÃO:
(FUNRIO/2007) A prevenção em Psicologia dar-se-á em três níveis (Sanford, 1965), são eles:
a) melhor qualidade de vida; exames rotineiros; acompanhamento
b) primária; secundária; terciária
c) prevenção; acompanhamento; tratamento
d) social; emocional; educacional
e) avaliação; prevenção; tratamento
Comentário:
Quanto ao aspecto preventivo da atuação do psicólogo nas instituições de saúde, Sanford (1965) aponta três níveis em que ela se dá:
Primária – através da prevenção de doenças psíquicas, intervindo, por exemplo, em grupos especialmente vulneráveis, como idosos, adolescentes, pessoas em situação de risco; ações dirigidas a grupos amplos, tomadas antes de determinada doença se estabelecer. Possui caráter educativo maior que nos outros níveis de prevenção. Procura evitar que grupos de pessoas tornem-se doentes. Por exemplo, prevenção da obesidade.
Secundária – prevenir que uma doença existente torne-se aguda ou prolongada do ponto de vista psíquico, como por exemplo, crianças com malformações congênitas, pessoas portadores do vírus HIV; o objetivo é a identificação de fatores de risco e também busca evitar que o problema se torne crônico e incapacitante. É realizada através de diagnóstico e intervenção precoce. Exemplo: Mobilização contra o uso do cigarro.
Terciária – prevenir as conseqüências da doença. Tem por objetivo reabilitar, ou minimizar, os efeitos de uma doença já instalada. Busca evitar, ou reduzir, a invalidez total ou parcial. Exemplo: reabilitação de paciente pós-cirurgia de revascularização do miocárdio. O psicólogo hospitalar atua na maioria das vezes em prevenção terciária, embora ações em nível secundário estejam presentes em algumas instituições. É importante que o psicólogo direcione ações que visem também à prevenção primária, que beneficiem um número maior de pessoas, envolvendo a comunidade quando possível.
Resposta: Opção B
Comentário do livro: Psicologia - Mais de 500 questões comentadas (3ª edição).
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