segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PSICOLOGIA - MINISTÉRIO DO ESPORTE

PROGRAMA MINISTÉRIO DO ESPORTE - CONCURSO REALIZADO EM 2008 CESPE/UnB PSICÓLOGO – ÁREA CLÍNICA: 1 Teorias da personalidade. 2 Psicopatologia. 3 Técnicas psicoterápicas. 4 Psicodiagnóstico. 5 Psicoterapia de problemas específicos. 6 O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde. 7 Ética profissional. PSICÓLOGO – ÁREA ORGANIZACIONAL: 1 Organizações: estrutura, processos e dinâmica. 2 Teoria das organizações e concepções de trabalho. 3 Cultura e clima organizacional. 4 Motivação e satisfação no trabalho. 5 Poder, liderança e conflitos nas organizações. 6 Equipes de trabalho e grupos nas organizações. 7 Ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho. 8 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no contexto das organizações. 9 Conhecimento, aprendizagem e desempenho humano nas organizações. 10 Rotação de pessoal. 11 Absenteísmo. 12 Recrutamento de pessoal: fontes de recrutamento e meios de recrutamento. 13 Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. 14 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. 15 Análise de cargos: objetivos e métodos. 16 Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 17 Atribuições e ética do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. 18 Ética profissional.

CESPE/UnB

INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA: O Cespe/UnB não indica bibliografia para os concursos públicos que realiza. Os objetos de avaliação constam do edital de abertura. O Centro não dispõe de informações relativas ao material de estudo ou a referência bibliográfica. IMPORTÂNCIA DO EDITAL: O candidato que lê atentamente o edital terá vantagem em relação aos outros inscritos. Afinal, esse documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Pelo edital, é possível conhecer as formas de inscrição, os tipos de avaliações aplicadas, os critérios de classificação e o prazo para recursos. CERTIDÃO DE APROVAÇÃO EM CONCURSO: Para obter uma certidão de aprovação, é necessário que candidato entregue pessoalmente ou envie pelo correio um requerimento formal, devidamente assinado, juntamente com cópia do RG e CPF (frente e verso) ao Cespe/UnB, para a Central de Atendimento do Cespe/UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB, Brasília (DF), CEP: 70910-900. Também é necessário enviar os dados completos do requerente e do concurso, além de endereço para correspondência. Vale ressaltar que esse documento é emitido somente aos aprovados em todas as fases do concurso. PROVA DE TÍTULOS - DOCUMENTOS: Em cada concurso, os títulos exigidos são estabelecidos em edital. A interpretação desse edital, no que diz respeito aos títulos e aos documentos exigidos para sua comprovação, é de responsabilidade de cada candidato. Se, no entanto, a dúvida persistir, é recomendável que o candidato apresente os documentos que julgar válidos. Somente a banca de avaliação de títulos poderá, mediante a análise dos documentos, dar um parecer final quanto à validade dos mesmos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PSICOLOGIA - CORREIOS

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) Há vagas para todos os estados do país e para o Distrito Federal. A remuneração para psicólogo é de R$ 3.108,37 mais benefícios. As inscrições deverão ser feitas de 28/12/2009 a 15/01/2010. As taxas de inscrições serão R$ 60,00. Vários Editais: http://concursos.correioweb.com.br/htmls/interna_concurso,id_concurso=9994/interna_concurso.shtml PROGRAMA Psicólogo O Psicólogo na Organização: aspectos éticos, políticos e administrativos. Psicologia organizacional. Organizações: tipos e estruturas; comportamento organizacional: clima, motivação, liderança; comunicação na organização. Teorias da personalidade. Recrutamento de pessoal: planejamento do recrutamento; levantamento de necessidades e mercado de trabalho; recrutamento interno: tipos e vantagens; recrutamento externo: principais fontes. Seleção de pessoal: conceituação de seleção; classificação e colocação de pessoal; seleção de estágio único e de estágios múltiplos: pré - rejeição e pré-aceitação; Validade empírica: preditiva e concomitante; técnicas estatísticas para o estudo da validade; relação linear e relação curvilínea; preditores em seleção: entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, técnicas situacionais; combinação de preditores; apresentação de resultados: laudos, relatórios, listas de classificação; critério para validação da seleção: medidas diretas e indiretas do comportamento ocupacional; análise de função e requisitos funcionais. Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais: avaliação no período de experiência; entrevista de acompanhamento; recolocação em outro cargo; readaptação e reabilitação; entrevista de saída. Avaliação de desempenho: objetivos e aplicações. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: papel e objetivos do treinamento; planejamento do treinamento; levantamento de necessidades; métodos e técnicas de treinamento; avaliação dos resultados; Aprendizagem Organizacional.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PSICOLOGIA - ESTADO/RJ

PSICOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROGRAMA: Teorias, escolas, movimentos. Aprendizagem e memória. Linguagem e pensamento. Sensação e Percepção. Motivação e Emoção. Psicanálise. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS: FREUD, Sigmund. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. _______________. (1910 [1909]) Cinco lições de psicanálise. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1996. _______________. (1930 [1929]) Mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996. GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. NASIO, Juan-David. Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. PENNA, Antonio Gomes. Introdução à aprendizagem e memória. Rio de Janeiro: Imago, 2001. ______________________. Introdução à psicologia da linguagem e do pensamento. Rio de Janeiro: Imago, 2003. ______________________. Introdução à psicologia do século XX. Rio de Janeiro: Imago, 2004. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. WEITEN, Wayne. Introdução à Psicologia: temas e variações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

RESULTADO DA ENQUETE

O QUE MAIS O(A) ATRAI NO CONCURSO PÚBLICO? 82% das pessoas que votaram são atraídas inicialmente pela estabilidade. 14% atraídas pela remuneração 1% pelos benefícios e 1% pela aposentadoria. Nos últimos anos, estabilidade no emprego tornou-se, na maioria dos casos, motivo de piada. Dificilmente, uma empresa consegue garantir ao colaborador que ele não será o próximo a ser demitido. Temendo o desemprego e buscando recuperar a estabilidade perdida na empresa privada, muitos profissionais optaram por um outro caminho. Tornar-se funcionário público. Chances de demissão? Nenhuma, a não ser por justa causa. Aguns concursos oferecem ótimos salários. O último concurso para o BNDES ofereceu para psicólogo o salário de R$ 7.357,89 e TRT/SE (incrições abertas até dia 18/12/09) oferece a remuneração de R$ 6.611,39. Obrigado pela participação na votação! Abraços.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PSICOLOGIA - PETROBRAS/2008

Conteúdo programático para psicólogo no concurso para Petrobrás (2008) 1. Sentido do trabalho nas organizações. 2. Trabalho, subjetividade e saúde mental. 3. Condições, organização e carga de trabalho. 4. Aspectos psicológicos em prevenção e tratamento do stress. 5. Aspectos psicológicos de segurança no trabalho. 6. Modelos mentais e percepção. 7. Valores, atitudes e satisfação com o trabalho. 8. Motivação no trabalho. 9. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. 10. Liderança. 11. Poder nas organizações. 12. Clima e cultura organizacional. 13. Papel do psicólogo organizacional e suas implicações éticas. 14. Análise e desenvolvimento organizacional. 15. Intervenção nas organizações. 16. Recrutamento, seleção e desligamento de pessoal. 17. Organizações que aprendem e aprendizagem corporativa. 18. Treinamento e desenvolvimento de pessoal. 19. Avaliação psicológica.

PSICOLOGIA - PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA MATA/MG

Técnico de Nível Superior “A” - Psicólogo PROGRAMA: 01. Ética Profissional: campo de atuação, atribuição e responsabilidades do psicólogo. 02. História da Psicologia: principais correntes, influências, contribuições e teóricos. 03. Psicologia do desenvolvimento: desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social nas fases pré-natal, infância e adolescência. Psicomotricidade. Psicologia genética. 04. Teorias da personalidade: principais correntes teóricas e técnicas. Psicodiagnóstico. 05. Aconselhamento e orientação. 06. Psicopatologia: transtornos da consciência, emoção, comportamento motor, pensamento, fala, percepção, memória e inteligência. 07. Psicologia do excepcional: retardo mental, superdotação, transtornos do comportamento, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiências múltiplas. 08. Testes psicológicos: classificação, testes de personalidade, inteligência, aptidão, interesses, psicomotricidade. Aplicação. 09. Psicologia escolar: principais teóricos e suas contribuições. Escola e educação. Psicopedagogia. 10. Teorias da Administração: Teorias e escolas da Administração, Estrutura Organizacional, Tendências atuais na gestão empresarial. 11. Análise da organização: Poder, Cultura organizacional, Comunicação. 12. Psicologia organizacional: Teorias psicológicas aplicadas à organização, O indivíduo nas organizações, Motivação, Liderança. 13. Psicologia Social: Teorias e técnicas grupais, Funcionamento e fases do grupo, Papéis, Comunicação, Conflito. 14. Administração de Recursos Humanos: Políticas e objetivos, Responsabilidades. 15. Recrutamento e seleção de pessoal: Processo, Técnicas de seleção, Entrevista. 16. Descrição e análise de cargos: Desenhos de cargos, Métodos e Fases. 17. Avaliação de desempenho: Métodos. 18. Administração de salários: Avaliação e classificação de cargos, Pesquisa salarial, Políticas salarial, Planos de benefícios. 19. Treinamento e desenvolvimento de RH: Treinamento e desenvolvimento de pessoal, Desenvolvimento organizacional. 20. Higiene e Segurança do trabalho: PCMSO, PPRA. 21. Auditoria de RH BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ADRADOS, Isabel. Teoria e prática do teste de Rorscharch. Petrópolis: Vozes, 5ed.1978. ANASTASI, Anne. Testes psicológicos. São Paulo: Epu.1975. COLL, César, PALÁCIOS, Jesus e MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.1995. HALL, C.S. e LINDZEY, G. Teorias da personalidade. São Paulo: Epu. HILGARD, Ernest e ATKINSON, Richard. Introdução à psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. KAPLAN, Harold. Compêndio de Psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 7ed. 1997. KIRK, Samuel e GALLAGHER, Jamesy. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1996. LAPLANCHE,J. e PONTALIS. Vocábulo de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1996. MARTINS, Dinah S. Campos. O teste do desenho – como instrumento de diagnóstico de personalidade. Petrópolis: Vozes, 17ed. 1997. MEUR, A. e STAES L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo: Manole. NOVAES, Maria H. Psicologia Escolar. Petrópolis: Vozes.1978. NOVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 2ed. 1995. RAPPAPORT, C. Teorias do desenvolvimento. São Paulo: Epu. 1981. SCHULTZ, Duane. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 5ed. 1998. WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira. 1992. Código de Ética Profissional dos Psicólogos 2000 – CFP. AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira. Psicologia aplicada à administração: uma introdução à psicologia organizacional. São Paulo: Atlas.1991. BUENO, J.H. Manual do selecionador de pessoal. Rio de Janeiro: LCT. 1985. CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização. São Paulo: Atlas. 1996. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3 ed. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1983. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos – edição compacta. 5 ed. São Paulo: Atlas. 1998. FLEURY, MT et al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1996. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Novos rumos da administração. Petrópolis: Vozes. 1999. MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. 4 ed. São Paulo: Atlas. 1997. MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas. 1995. PAGÉS, M. et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas. 1987. PAGÉS, M. A vida afetiva dos grupos: esboços de uma teoria da relação humana. Petrópolis: Vozes. 1982. THOMPSON, James. Dinâmica organizacional: fundamentos sociológicos da teoria administrativa. São Paulo: McGraw Hill do Brasil. 1976. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas. 1999.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PSICOLOGIA - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE TATUÍ/SP Código de Ética. A Psicologia e a Saúde: o papel do psicólogo na equipe multiprofissional de saúde. Saúde Mental: conceito de normalidade, produção de sintomas; Características dos estágios do desenvolvimento infantil; Psicopatologia: aspectos estruturais e dinâmicos das neuroses, psicoses e perversões. Ações psicoterápicas de grupo; Grupos operacionais. Níveis de assistência e sua integração. Terapia Familiar e Sistêmica. Sistema Único de Saúde: princípios básicos, limites e perspectivas. Constituição Federal. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS – NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória.

sábado, 14 de novembro de 2009

PASSOU EM CONCURSO E NÃO FOI CHAMADO!!!

Um dos maiores temores de quem presta concurso público é passar e não ser chamado para a vaga. Mas uma nova decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garante a nomeação dos aprovados dentro do número de vagas estabelecido no edital e abre outro precedente: independente da validade do concurso ter expirado, os classificados têm direito líquido e certo à posse do cargo.

PSICOLOGIA - CONCURSO TRT 20ª REGIÃO

ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE PSICOLOGIA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS SALÁRIO: R$6.611,39 PREVISÃO PARA PROVA: DIA 07/03/2010. INSCRIÇÕES: As inscrições para o Concurso serão realizadas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, por meio do Formulário de Inscrição via Internet, no período de 9:00 horas do dia 16/11/2009 às 14:00 horas do dia 18/12/2009, observado o horário de Brasília. ATRIBUIÇÕES DO CARGO: Realizar atividades relacionadas às áreas de psicologia organizacional e clínica; realizar atendimentos, diagnósticos e inspeções de saúde; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; emitir laudos e pareceres; conceder licenças para tratamento de saúde relacionadas à psicologia; homologar atestados de saúde relacionados à psicologia emitidos por profissionais externos ao quadro do Tribunal; atuar em programas de educação e prevenção de doenças; atuar em processos de seleção, acompanhamento, treinamento, análise ocupacional, avaliação de desempenho e desligamento de pessoal; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. PROGRAMA: Psicologia Clínica – Ética profissional. Teorias da personalidade. Psicopatologia. Teorias e técnicas psicoterápicas. Psicodiagnóstico. Psicoterapia de problemas específicos (clínicos e funcionais). Psicoterapia breve: diagnóstico, técnicas e tratamentos. Tratamento de dependências químicas. Técnicas de entrevista. Anamnese. Uso de testes psicológicos. Testes de personalidade. Inventários, técnicas projetivas, técnicas gráficas. Testes psicomotores. Apresentação de resultados, laudos, relatórios. O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde. Qualidade de vida. Absenteísmo. Psicologia Organizacional – Organizações: estrutura, processos e dinâmica. Teoria das organizações e concepções de trabalho. Cultura e clima organizacional. Motivação e satisfação no trabalho. Comunicação. Poder e liderança. Conflitos nas organizações. Manejo da solução de conflitos. Mediação. Relacionamento interpessoal. Equipes de trabalho e grupos nas organizações. Equipes multidisciplinares. Integração de funcionários portadores de quaisquer necessidades especiais. Mudança organizacional. Conhecimento, aprendizagem e desempenho humano nas organizações. Gestão de pessoas (recrutamento e seleção na Administração Pública, identificação de talentos, domínio de competências, avaliação e gestão do desempenho). Gestão por competência. Coaching. Treinamento e desenvolvimento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. Atribuições e ética do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. Resoluções CFP/CRP.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PSICÓLOGO - MINISTÉRIO DA SAÚDE

Psicólogo 30 vagas Inscrições de 02/11 até 17/11/09 no site http://www.cespe.unb.br/concursos/MSADMINISTRATIVO2009/ Taxa de inscrição: R$ 44,00 Remuneração: R$ 2.222,72 Programa da prova específica:
1 Relações humanas. 2 Trabalho em equipe interprofissional: relacionamento e competências. 3 laudos, pareceres e relatórios psicológicos, estudo de caso, informação e avaliação psicológica. 4 Teorias da personalidade. 5 Psicopatologia. 6 Teorias e técnicas psicoterápicas. 7 Psicodiagnóstico. 8 Diagnóstico diferencial. 9 Tratamento e prevenção da dependência química. 10 Técnicas de entrevista. 11 Psicoterapia de problemas específicos. 12 Psicologia da saúde: fundamentos e prática. 13 Programas em saúde mental: atuação em programas de prevenção e tratamento, intervenção em grupos vivenciais e informativos. 14 Ética profissional.

sábado, 31 de outubro de 2009

PSICÓLOGO - CASA DA MOEDA

Concurso Casa da Moeda Analista de Nível Superior / RH (Psicologia, Pedagogia ou Administração) Inscrição somente via Internet, de 22/10/2009 a 13/11/2009. http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/cmb0109/cmb0109.html Cadastro de reserva Salário: R$ 2.006,05 Taxa de inscrição: 70,00

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PSICOLOGIA - Concurso Rio Grande do Norte

Concurso - Município de Alexandria/RN Psicólogo Taxa de inscrição: R$ 55,00 Vencimentos: R$ 1.325,00 Inscrições até dia 06/11/09 Edital: http://www.multsai.com.br/doc/alexandria/edital_concurso.pdf
Psicólogo Orientação vocacional: conceituação, finalidade e procedimentos; fatores envolvidos na escolha profissional: informação ocupacional, aptidões e interesses, grupo social; psicologia escolar: psicologia educacional no Brasil: uma perspectiva histórica; a contribuição da psicologia no contexto escolar: o enfoque psicanalítico, o desenvolvimento e a aprendizagem na concepção construtivista, o pensamento e a linguagem na perspectiva interacionista; psicologia da criança e do adolescente: teorias do desenvolvimento da personalidade: conceitos fundamentais da teoria de Freud e Piaget; fatores influenciadores na socialização: família, escola, meios de comunicação; psicossomática: conceitos fundamentais; doença e relações familiares; saúde e condição social; prática terapêutica: saúde mental e normalidade; atuação terapêutica e instituições de saúde; entrevista psicológica: fundamentos e dinâmicas; trans ferênci a e contratransferência; o trabalho com grupos: grupos operativos, grupos terapêuticos; psi coterapia breve: planejamento e técnicas, terapêutica breve em instituições, avaliação e resultados; psicodiagnóstico: estudo de caso (na escola, na prática clínica e na instituição); psicopatologia: elaboração de anamnes e, hipótese diagnóstica.

PSICOLOGIA - QUESTÕES COM GABARITO COMENTADO

SUMÁRIO: A Psicologia nas Instituições de Saúde; Psicossomática; Teorias da Personalidade; Psicopatologia; Psicodiagnóstico; Psicoterapia Individual; Psicoterapia Familiar; Grupos; Psicologia Materno-infantil; Clínica Adolescente; Psicologia do Idoso; Teorias, Métodos e Práticas de Pesquisa.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PSICOLOGIA - CPR 7ª REGIÃO

Concurso Psicólogo Fiscal - CRP (setembro/outubro de 2009) Programa da específica + Legislação: Psicologia do trânsito. Ética. História da Psicologia. Direitos Humanos e relação com psicologia: Luta antimanicomial e Sistema prisional. Políticas Públicas: Saúde integral e Saúde mental. SUS. Infância e Adolescência. Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação inclusiva. Psicólogo na escola. Psicologia Social. Psicologia do Trabalho. Psicologia Clínica. Legislação. Avaliação Psicológica. Bibliografia sugerida: - BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil - Com as Emendas Constitucionais. (Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Art. 5° a 11. Da nacionalidade - Art. 12 e 13. Da Organização do Estado - Art. 29 a 41. Da Organização dos Poderes - Art. 59 a 83). - Legislação Geral - Código de Processamento Disciplinar - Código de Ética - Resolução CFP nº 002/87 de 15 de agosto de 1987 - Lei N° 4119/62 - Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo. - DECRETO 53.464/64 - Regulamenta a Lei n° 4.119 de 27 de agosto de 1962, que dispões sobre a Profissão de Psicólogo. Resoluções: - Resolução CFP N° 015/1996 - Institui e regulamenta a Concessão de Atestado Psicológico para tratamento de saúde por problemas psicológicos. - Resolução CFP N° 010/1997 - Estabelece critérios para divulgação, publicidade e exercício profissional do psicólogo, associados a práticas que não estejam de acordo com os critérios científicos estabelecidos no campo da Psicologia. - Resolução CFP N° 011/1997 - Dispõe sobre a realização de pesquisas com métodos e técnicas não reconhecidas pela Psicologia. - Resolução CFP N° 012/1997 - Disciplina o Ensino de Métodos e Técnicas Psicológicas em cursos livres e de pós-graduação, por psicólogos e não psicólogos. - Resolução CFP N° 001/1999 - Estabelece as normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. - Resolução CFP N° 003/2000 - Regulamenta o atendimento psicoterapêutico mediado por computador. - Resolução CFP N° 009/2000 - Institui e regulamenta o Manual de Normas Técnicas para a Residência em Psicologia na área de saúde. - Resolução CFP N° 010/2000 - Especifica e qualifica a Psicoterapia como prática do Psicólogo. - Resolução CFP N° 011/2000 - Disciplina a oferta de produtos e serviços ao público. - Resolução CFP N° 012/2000 - Institui o Manual para Avaliação Psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores. - Resolução CFP N° 013/2000 - Aprova e regulamenta o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo. - Resolução Nº 13 / 2007 - Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. - Resolução CFP N° 003/2002 - Altera a Resolução CFP nº 02/2001 de 10 de março de 2001. - Resolução CFP N° 015/2000 - Dispõe sobre a inscrição nos Conselhos Regionais de Psicologia de egressos de cursos seqüenciais a área de psicologia. - Resolução CFP N° 016/2000 - Dispõe sobre a realização de pesquisa em Psicologia com seres humanos. - Resolução CFP N° 005/2001 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da atualização de endereços de psicólogos junto aos Conselhos Regionais e pessoas jurídicas. - Resolução CFP N° 007/2001 - Aprova o Manual para Credenciamento de Cursos com finalidade de Concessão do Título de Especialista e respectivo registro. - Resolução CFP N° 001/2002 - Regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público. - Resolução CFP N° 002/2002 - Institui e normatiza a inscrição dos Psicólogos estrangeiros e dá outras providências. - Resolução CFP N° 005/2002 - Dispõe sobre a prática da acupuntura pelo psicólogo. - Resolução CFP N° 016/2002 - Dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores. - Resolução CFP N° 018/2002 - Estabelece normas de atuação para os Psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial. - Resolução CFP N° 002/2003 - Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n 025/2001. - Resolução CFP N° 03/2003 - Altera a Resolução CFP nº 018/2000, de 20 de dezembro de 2000. - Resolução CFP N° 007/2003 - Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP º 17/2002. - Resolução CFP N° 009/2003 - Altera a Resolução CFP nº 018/2000, de 20 de dezembro de 2000. - Resolução CFP N° 010/2003 - Altera a Resolução CFP Nº 003/2000. - Resolução nº 1 / 2006 - Altera a Resolução CFP nº 019/2000, que institui o Manual Unificado de Orientação e Fiscalização - MUORF. - Resolução Nº 3 / 2007 - Revoga as Resoluções 18/00, 04/01, 04/02, 03/03, 09/03 e 02/05 Institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia. - Resolução CFP Nº 01 / 2009 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. - Profissão Psicólogo - Caderno de perguntas e Respostas - CRPRS - 2009 - Resoluções específicas e Resoluções de Avaliação Psicológica, incluindo o manual para a elaboração de documentos (atestados, laudos...). Resolução CFP 03/2003 - Ética - Código de Ética do Profissional do Psicólogo - Resolução CFP nº 010/05. - GUARESCHI, Pedrinho. Ética Justiça e Direitos Humanos. "Psicologia, Ética e Direitos Humanos". São Paulo: Casa do Psicólogo, Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2000. - FIGUEIREDO, Luis Cláudio. "Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos". São Paulo: EDUC. Petrópolis, Vozes, 1995. - FOUCAULT, Michel. "Vigiar e punir". Rio de Janeiro: Graal, 1984. - BARROS, Fernanda Ottoni de. Contando "‘causo'...: psicanálise e direito: a clínica em extensão". Belo Horizonte: Ed. Del Rey, 2ª ed. - Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. - Lei nº 8080/90 - SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - MACHADO, Adriana M. & SOUZA, Marilene P. R. de. "Psicologia escolar: em busca de novos rumos". São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. - "Adolescência e Psicologia: Concepções práticas e reflexões". Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2002. - Programa "De volta para casa" - Ministério da Saúde. - Relatório IV SEMINÁRIO NACIONAL PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: maio/2007 CFP - REDUÇÃO DE DANOS PELO CONSUMO DE DROGAS - PROGRAMA NACIONAL DE DST E AIDS - site do Ministério da Saúde. - CAMPOS, G. W. S. Análise crítica das contribuições da saúde coletiva à organização das práticas de saúde no SUS. In: FLEURY, S. (Org.). "Saúde e democracia: a luta do CEBES". São Paulo: Lemos, 1997. - LOBOSQUE, A. "Princípios para uma clínica antimanicomial e outros escritos". São Paulo: Hucitec, 1997. - STREY, Marlene Neves et al. "Psicologia Social Contemporânea". Petrópolis: Vozes, 1998. - JACQUES, Maria da Graça & CODO, Wanderley. "Saúde Mental e trabalho: leituras". Ed. Vozes. 2002. - DEJOURS, Christophe. "A banalização da injustiça social". Rio da Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999. - ROUDINESCO, Elisabeth. "Por que a psicanálise?" Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. - COSTA, Jurandir Freire. "Psicanálise e Contexto cultural: imaginário psicanalítico, grupos e psicoterapia". Rio de Janeiro: Campus, 1989. - RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Direitos Humanos e intervenção Clínica, in "Psicologia, Ética e Direitos Humanos". São Paulo: Casa do Psicólogo, Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2000. - CUNHA, Jurema Alcides; e Colaboradores. "Psicodiagnóstico - V". Porto Alegre:Artemed, 5ª edição - Caderno de Deliberações do VI Congresso Nacional da Psicologia - junho/2007 CFP - Seminário Nacional: A Atuação dos Psicólogos junto aos Adolescentes Privados de Liberdade, dezembro/2006 - CFP

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PSICOLOGIA: CONCURSO PM-RJ

Concurso Público para 1º Tenente PM do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - 2001. Programa: A atuação do profissional em Psicologia: dimensão histórica. Perspectivas clínicas e institucionais da atuação do psicólogo na atualidade. Psicologia e Instituições de Saúde. Psicologia e Instituições Militares. Psicologia e Instituições Jurídicas. Psicologia, Ética e Direitos Humanos. Saúde mental e relações Institucional: principais conceitos e dispositivos de intervenção. O instrumental clínico de intervenção do psicólogo: entrevista, práticas de diagnóstico e práticas terapêuticas. Psicopatologia e delito. Perspectivas psicanalíticas acerca do delito. Reforma psiquiátrica e práticas em saúde mental. Perspectivas da Reforma Psiquiátrica quanto à assossiação entre patologia e crime. Sugestões Bibliográficas AMARANTE, P. (org.). Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos BAREMBLITT, G. (org.). Grupos: Teoria e técnica. Rio de Janeiro: Graal BEAUCHESNE, H. História da Psicopatologia. São Paulo: Martins Fontes BERCHERIE, P. Os fundamentos da clínica. História e estrutura do saber psiquiátrico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar BLEGER, J. Temas em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes COHEN, C. FERRAZ, F. C. e SEGRE, M. (org.). Saúde mental, crime e justiça. São Paulo: Edusp COMISSÃO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - Psicologia, ética e direitos humanos. São Paulo: Casa do Psicólogo FOUCAULT, M. O nascimento da medicina social; O nascimento do hospital; Sobre a prisão; O olho do poder. In FOUCAULT, M. Micofísica do poder. Rio de janeiro: Graal FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes FREUD, S. A psicanálise e a determinação dos fatos nos processos jurídicos; A moral sexual civilizada e a doença nervosa moderna; Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico; Sobre a dinâmica da transferência; Conselhos ao médico sobre o tratamento psicanalítico; Sobre o início do tratamento; Recordar, repetir e elaborar; Luto e Melancolia; Psicologia de grupo e análise do ego; A perda da realidade na neurose e na psicose; O mal-estar na civilização. In FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago LAPLANCHE, J. e PONTALIS, J. B. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins fontes PERALVA, A. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra ROTELLI, F. et al. Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec SAIDÓN, O. e KAMKHAGI, V. R. (org.). A análise institucional no Brasil. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos SAMPAIO, J. J. C e CARNEIRO, C. (org.). Saúde mental e trabalho: um estudo de caso de mulher policial. Em SILVA FILHO, J. F. e JARDIM, S. (org.). A danação do trabalho: organização do trabalho e sofrimento psíquico. Rio de Janeiro: Te Corá SELIGMANN-SILVA, E. Desgaste mental no trabalho dominado. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. FRJ/Cortez ZAFFARONI, E. R. "Crime organizado": uma categorização frustrada. Em Discursos Sediciosos. Crime, Direito e Sociedade. Revista do Instituto Carioca de Criminologia. Ano 1, nº 1, 1º semestre/1996.

domingo, 20 de setembro de 2009

PSICOLOGIA - QUESTÃO COMENTADA

QUESTÃO:

(INCA/1995) “A droga mais freqüentemente usada na clínica geral é o próprio médico”. Esta afirmação é de:


a) Sigmund Freud

b) Michel Sapir

c) Isaac Luchina

d) Michael Balint

e) Felix Deutsch

Comentário:

"O remédio mais usado em Medicina é o próprio médico. O qual, como os demais medicamentos, precisa ser conhecido em sua posologia, reações colaterais e toxicidade." (Michael Balint - 1957).

Está é uma afirmação clássica do psicanalista inglês Michael Balint, que nos remete a idéia de relação da figura médica com a doença do paciente, onde fatores psíquicos têm papel importante ou determinante no contexto da doença.

Resposta: Opção D

Obs.: Comentário extraído do livro Psicologia (500 questãoes).


PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - QUESTÃO COMENTADA

Questão de Psicologia Organizacional.
Constará no capítulo intitulado "Liderança" do Livro: Psicologia Organizacional - Questões Comentadas, que tem previsão de lançamento para o final de 2009.


(Marinha da Brasil/2009) Qual das opções abaixo é verdadeira com relação à abordagem de liderança transformacional, apresentada pelos autores do livro "Liderança e Motivação"?


a) É também conhecida como liderança transacional.

b) O líder, nesta abordagem, apela aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores.

c) Carisma e consideração individualizada são características do líder transformacional.

d) Refere-se a valores voltados para a mudança de comportamento do indivíduo, sem envolver uma mudança de consciência.

e) Recompensa contingente e carisma são características do líder transformacional.


Comentário:

A liderança transformacional refere-se a uma liderança voltada ao crescimento e desenvolvimento das pessoas e para mudança dos seus níveis de consciência. O foco dos líderes transformacionais está no processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas, a trabalhar de forma independente, a dedicar-se a alguma coisa (causa, produto ou idéia), a tornarem-se corajosas, honestas e confiáveis e a buscarem padrões de desempenho que vão além de seu próprio cargo.

Principais características dos líderes transformacionais, de acordo com o livro "Liderança e Motivação":

carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança.

inspiração: comunica expectativas elevadas, utiliza símbolos para concentrar esforços, expressa objetivos importantes de maneira simples.

estímulo intelectual: promove a racionalidade, a inteligência e a solução cuidadosa de problemas.

consideração individualizada: dedica atenção pessoal, trata cada funcionário individualmente, orienta tecnicamente, aconselha.


Resposta: Opção C.

PSICOLOGIA - QUESTÃO COMENTADA

Olá, iniciaremos uma série de questões comentadas.
A idéia é expor um gande número de questões ajudando o candidato a se familiarizar com o nível de prova das principais bancas, assim como esclarecer eventuais dúvidas com relação aos assuntos pedidos nas questões.

É um prazer tê-los conosco!

Em breve teremos simulados das provas específicas para psicólogos. Aguardem!

QUESTÃO:

(FUNRIO/2007) A prevenção em Psicologia dar-se-á em três níveis (Sanford, 1965), são eles:


a) melhor qualidade de vida; exames rotineiros; acompanhamento

b) primária; secundária; terciária

c) prevenção; acompanhamento; tratamento

d) social; emocional; educacional

e) avaliação; prevenção; tratamento



Comentário:

Quanto ao aspecto preventivo da atuação do psicólogo nas instituições de saúde, Sanford (1965) aponta três níveis em que ela se dá:

Primária – através da prevenção de doenças psíquicas, intervindo, por exemplo, em grupos especialmente vulneráveis, como idosos, adolescentes, pessoas em situação de risco; ações dirigidas a grupos amplos, tomadas antes de determinada doença se estabelecer. Possui caráter educativo maior que nos outros níveis de prevenção. Procura evitar que grupos de pessoas tornem-se doentes. Por exemplo, prevenção da obesidade.

Secundária – prevenir que uma doença existente torne-se aguda ou prolongada do ponto de vista psíquico, como por exemplo, crianças com malformações congênitas, pessoas portadores do vírus HIV; o objetivo é a identificação de fatores de risco e também busca evitar que o problema se torne crônico e incapacitante. É realizada através de diagnóstico e intervenção precoce. Exemplo: Mobilização contra o uso do cigarro.

Terciária – prevenir as conseqüências da doença. Tem por objetivo reabilitar, ou minimizar, os efeitos de uma doença já instalada. Busca evitar, ou reduzir, a invalidez total ou parcial. Exemplo: reabilitação de paciente pós-cirurgia de revascularização do miocárdio. O psicólogo hospitalar atua na maioria das vezes em prevenção terciária, embora ações em nível secundário estejam presentes em algumas instituições. É importante que o psicólogo direcione ações que visem também à prevenção primária, que beneficiem um número maior de pessoas, envolvendo a comunidade quando possível.


Resposta: Opção B

Comentário do livro: Psicologia - Mais de 500 questões comentadas (3ª edição).